domingo, 3 de março de 2013

Pepino em conserva

Vou pular a introdução que explicaria o motivo de tanto tempo sem postar e resumir a: num tá dando! :)
Essa "receita" foi minha avó quem me deu. No carro. Ela falando e eu correndo pra anotar as coisas básicas no celular. Mas é tããão difícil que se eu não tivesse anotado talvez daria no mesmo.
Momento sinceridade [on]
Fazem meses que essa conserva foi feita, terei que puxar com vontade da memória como foi executa-la, mas vamos lá.
Momento sinceridade [off]

*Ingredientes
Pepino chines (pra essa receita eu comprei 4, mas vai da quantidade de conserva que você quer fazer)
3 copos de água
1 copo de vinagre
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
Tempero a gosto: cebola, alho, folha de loro, orégano, alecrim, etc.

*Modo de preparo
Desculpe, se você não é um cheff de cozinha renomado essa receita não é pra você... HAHAHA.
Ok. Parei.
Como essa receita veio de boca para celular não tenho como colocar um link direcionando pro modo de preparo original e mais organizada do que essa bagunça de explicação que eu faço aqui, mas juro que vou tentar ser didática.
Segundo minha avó o primeiro passo é lavar os pepinos e cortar em pedaços. Eu cortei o pepino em quatro pedaço (horizontais) e depois cada pedaço em mais quatro pedaços (longitudinais...), mas no fim achei que o pepino podia ter ficado mais comprido.
Próximo passo é colocar os pedaços de pepino em um pote e salgá-los. Eu peguei um potinho, mas pode ser uma travessa, um prato, qualquer lugar onde os pepinos não escorreguem. Fiz camadas de pepino jogando sal por cima, então ficou, uma camada de pepino sal, bastante sal, outra camada de pepino, sal e assim até acabar o pepino.
Agora que você já leu muitas vezes a palavra pepino vai poder esquecer dele um pouquinho, porque ele tem que ficar salgando por pelo menos 1 hora, e você vai aproveitar pra fazer a água temperada que vai mantê-los conservados.
Muito simples. Só colocar tudo em uma panelinha, água, vinagre, sal, açúcar e os temperos; eu coloquei meia cebola, um dente de alho, três folhas de loro, um punhado de orégano, uns cinco talinhos de alecrim e mais umas folhas que eu não sei bem o que eram, mas estavam no quintal e minha mãe aprovou... prometo que na próxima serei mais exata com as quantidades... :(
Aí liga o fogo e deixar a mistura esquentar e ferver por uns dez minutos, ou até você achar que o cheirinho bom de tempero já invadiu a casa toda.
Coe a água, porque você não quer orégano olhado na sua conserva, e vamos voltar pro pepino.
Não sei dizer se o certo é lavar o sal do pepino antes de colocar na conserva, mas me pareceu mais... sensato, então eu fiz. Com o escorredor de macarrão tirei o excesso de sal do pepino, num antigo pote de palmito ajeitei os pedacinhos do pepino pra caber mais e ficar mais bonito e completei o vidro com a água temperadinha. Aí acabou! Só esperar esfriar e colocar na geladeira. Quanto mais tempo o pepino ficar na conserva antes de comer, mais ele absorve o sabor do tempero e mais gostoso ele fica! :)

Dica: da pra fazer conversa de várias coisas, pepino, cenoura, cebola, alho e fica tudo ÓTIMO! Vale tentar.  E usar vinagre de vinho também é uma boa ideia. :)
xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...