quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Panqueca Americana

A ideia não era fazer essa receita.Tava com tudo esquematizado pra fazer outra coisa, completamente diferente. Tinha lido a receita e até verifiquei se tinha todos ingredientes, mas não tinha, faltava um, que eu esqueci de comprar. Então o link nada sugestivo que a Priscila me mandou virou a receita da semana: panquecas gringas! E já deixo aqui minha adimiração pela disposição matutina dos colegas ao norte do continente, porque até de esquentar o pão no grill de manhã, eu tenho preguiça. Como de prache, receita original no Umbigo sem Fundo (???) 

*Ingredientes
1 ovo
3/4 xícara de farinha
1 colher de manteiga derretida
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
óleo para untar

*Modo de preparo
Se você teve a curiosidade de entrar no blog de onde eu tirei a receita e ver o modo de preparo, notou que as instruções são, basicamente, mistura tudo e frita. Então... Oh, well, here I go. 
Coloquei todos os ingredientes numa tigela, muito maior do que o necessário, diga-se de passagem, e misturei tudo, menos o fermento, que só coloquei quando a frigideira já estava com óleo em cima da boca acesa do fogão.
Quando o fermento começou a fazer as coisas que fermento faz, já fiquei meio tensa, porque a masa estava crescendo e não tinha nada que eu pudesse fazer, só tinha uma frigideira, o que me limita a uma conchada de massa por vez. Infelizmente, o restante dela continuaria crescendo, esperando pacientemente sua vez de virar panqueca.
Não sei se eu fui muito ansiosa, mas não ia conseguir deixar a massa fritando dois minutos até virar do outro lado, como ta falando na receita original, quer dizer, eu queria panqueca, não torrada. E não vem me dar recomendação besta, porque sim, o fogo estava bem baixinho.
Aí, visualiza: um lado da panqueca ta quase queimando, o outro nem chegou perto de começar a fritar e eu tenho que virar o treco todo. O resultado foi essa panqueca ~bunita~ aí da foto. A receita acabou rendendo seis panquecas meia boca.
Pra cobertura, que nenhuma panqueca é realmente americana se não tem cobertura, não tínhamos nem o xarope que eles usam lá, nem nutella, então foi cobertura pra sorvete de caramelo, que por sinal, estava vencida, e eu só descobri no dia seguinte e porque a Priscila me falou, se não, tinha passado batido.
Apesar de ter ficado feinha e ter me dado dor de barriga, fico gostosa. Quem sabe eu tente de novo com menos fermento e esperando os tais dois minutos, só pra ver no que vai dar.

P.s.: Priscila pediu pra dizer que, apesar de tudo, ela caiu de amores pela panqueca.

xx

10 comentários:

  1. Hahaha... to ligada nas agruras de fazer panqueca americana! Ainda não acertei tbm!
    Sugiro French Toast pra próxima receita! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. French Toast.... já to ligada. Fica pra próxima então!

      Excluir
  2. Mah é isso que é panqueca americana?
    Gente! Minha mãe faz isso desde q sou pequena. Ela chama de bolo de frigideira.
    hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pesquisando rapidamente, achei umas receitas de bolo de frigideira que são parecidos com isso aqui que eu fiz.... mas sim, Nita, sua mãe de engambelou a vida toda! hahahaha

      Excluir
    2. Tô te falando, só tem nome "bestado", mas é tudo a mesma coisa! Minha mãe também fazia pra mim e pros meus 5 irmãos (e sim nós tínhamos televisão em casa!), só não tô lembrando o nome. Na da minha mãe, na falta do leite ela colocava água, nunca colocava margarina e algumas (muitas) vezes também não tinha ovo. Ná verdade essa receita era uma opção pra quando não tinha pão, mas ficava bem gostosa! Minha esposa sempre me enche o saco pra fazer pra ela, obviamente com leite e ovos! O que é chick pra uns e estepe pra outros :^)

      Excluir
    3. Oi Alexandre!! :D
      Cara, sua mãe devia ser muito ninja na cozinha pra fazer esses milagres de receitas com poucos ingredientes!
      Mas minha mãe nunca esse essa panqueca aí, só a panqueca enrolada mesmo, que na verdade, era minha vó que fazia, enquanto eu e minha irmã roubávamos as massinhas que ela tinha acabado de fritar! haha

      Excluir
  3. Valeu pela receita, Nayra!
    Aki em casa a gente come bastante panqueca... Principalmente as com recheio doce (goiabada com queijo, banana com canela... hmm... coisa de mineiro, sabe?). Mas eu acho q a diferença dessa americana pra nossa brasileira é só a quantidade de açucar e os recheios de calda que eles costumam utilizar mesmo. Pessoalmente, prefiro as nossas!
    Bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é então, aqui em casa também, sempre fizemos panqueca, mas enrolada e com recheio doce ou salgado... acho que a diferença mesmo é no fermento, pelo menos na receita que temos aqui.
      Olha, essa ficou boa, mas definitivamente, não serve como café da manhã! hahah

      beijo

      Excluir
  4. Hello, experimente com doce de leite pastoso comum.
    Tb fiz uma experiência usando farinha de aveia (farinha mesmo, fininha, não os flocos finos) e ficou bem legal.
    O tal xarope deles se chama "xarope de ácer" ou "xarope de bordo" em português, mas pode vir a ser difícil de achar. Talvez encontre em boas importadoras ou supermercados "de luxo" (esses que rtabalham com lojas enfeitadinhs e produtos importados caros).
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uuhhnnnnn doce de leite me parece excelente! Vou fazer uma próxima tentativa e digo como ficou!
      Brigada!
      Beijos, Patrícia!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...