terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pão de queijo

Há tempos quero fazer pão de queijo. Não sei o motivo exatamente, porque é obvio que qualquer pão de queijo comprado em uma padaria que se prese vai ficar melhor que o feito por mim, na minha casa, com a minha falta de prática. Mas fiz mesmo assim e na pior hora do dia que eu poderia ter escolhido: de manhã, assim que eu acordei, porque eu queria tomar café da manhã com pão de queijo quentinho... Não caiam nessa, quer pão de queijo quentinho pro café da manhã? Vá até a padaria e compre, na pior das hipóteses o microondas deixa ele quente.
Mas vamos lá. Aqui a receita que eu usei.

*Ingredientes
500 g de polvilho azedo
1 copo americano de água
1 copo americano de leite
1/2 xícara de óleo
2 ovo
100 g de queijo parmesão ralado
sal a gosto

*Modo de preparo
Comecei com o básico. Coloquei o leite, a água, o óleo e o (não em quantidade suficiente) sal em uma panela pra ferver, mas como eu disse, resolvi fazer o pão de queijo de manhã, logo depois de acordar, e eu não sou do tipo de pessoa que não sente fome de pela manhã, eu diria que, ao contrário, acordo com o estômago roncando. Esperar que os ingredientes começassem a ferver estava me deixando impaciente, então tive a brilhante ideia de tampar a panela pra fervura se adiantar. O resultado é a primeira foto da direita, ali embaixo.
Próximo passo da receita era "escalde o polvilho", mas eu tinha uma grande dúvida: como escaldar polvilho? Imaginei que fosse jogando o polvilho de uma vez, assim, no susto, no leite, óleo, água e sal que estavam muito quentes. Mas errei. Uma pena só descobrir que era pra fazer o contrário, jogar a mistura ferventada no polvilho, e não o contrário, depois de já ter feito a bagunça.
Bem... supus, provavelmente de maneira errônea, que a ordem dos fatores não alteraria o produto e segui em frente. Neste ponto da receita, quase sai no tapa com o meu namorado que queria que eu tirasse a mistura, que acabou de ser escaldada, da panela, colocasse em cima do balcão e amassasse com as mãos! Meia dúzia de gritos depois a massa já tinha esfriado um pouco e eu conseguia manusear pra amassar e sovar. 
Dei uma espiada na receita e me dei conta de que os ovos e o queijo ralado ainda não tinham sido usados e, de alguma forma, tinham que ser incorporados à massa. Considerando que a receita já estava toda errada, fazer uma caminha pros ovos e queijo, fechar a massa por cima deles e meter a mão na meleca de polvilho com ovo, era a minha melhor opção. 
Amassei e sovei com o objetivo da massa ficar uniforme, mas a fome venceu, ela virou pequenas bolinhas e foi pro forno meio esquisita mesmo. 
Longuíssimos 40 minutos depois, meus pães de queijo estavam assados! Douradinhos até, com a consistência exata de pães de queijo, mas um pouco oleosos e com gosto de chuchu... Apelamos pro requeijão e margarina na intensão de que eles emprestassem um pouquinho de sabor aos pães de queijo, mas tudo bem, a fome era tanta que eles ficaram até gostosinhos.
xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...