domingo, 12 de dezembro de 2010

Sorvete de chocolate caseiro

Domingo passado, dia 05 de Dezembro, fizemos aqui em casa um singelo churrasco para comemorar o fim das aulas na faculdade!
Eu ainda estava me divertindo com a maionese quando a @maryblotta, a @aninhaplk e a @Reyume chegaram, nem tinha começado a separar os ingredientes para nossa sobremesa que era esse doce AQUI, mas o tempo acabou ficando curto e a receita era complexa demais pra eu fazer com 5 pessoas na cozinha me observando. Procurei então alguma outra receita que fosse também doce e gelada, acabei encontrando um sorvete de chocolate, receita original AQUI.

*Ingredientes
2 ¼ xícaras de água
1 xícara de açúcar
¾ xícara de cacau em pó (sem açúcar)
1 pisca de sal
170 gramas de chocolate semi amargo picado fino
½ colherinha de baunilha


*Modo de preparo
Olhei os ingredientes e chutei que poderia calmamente substituir o cacau, que eu não tinha, por chocolate em pó. Ledo engano. Mas comecemos pelo começo.
Coloquei o açúcar na panela, depois a quantidade de 1 1/2 xícara de água, depois o chocolate em pó (no lugar do cacau) e esqueci lindamente de colocar a "pisca" de sal. Tirando isso segui a receita direitinho. Deixei ferver pelos 45 segundos exigidos, coloquei o chocolate meio amargo picado na calda quente e mexi até ele praticamente derreter, adicionei a baunilha e o restante da água.
Sujei o liquidificador para bater essa mistura por 15 segundos (!!!) e coloquei em um pote pra esperar esfriar e teoricamente, quando gelado, tomar consistência de sorvete.
Todas nós estávamos intrigadíssimas, afinal era uma receita de sorvete que prometia resultado de sorvete sem um ml de leite. 
Bom.. depois de algumas horas no congelador, sem grandes resultados, apelei para o freezer e deixei nas mãos de Deus! 
Isso tudo aconteceu era mais ou menos 11:30h da manhã. Por volta das 16h, já cansados de comer carne decidimos pegar a sobremesa que... ainda estava mole feito água! Oba! 
Convenci meu pai e minha mãe a fazerem o enorme favor de ir até o mercado comprar um sorvete industrializado mesmo e usamos o meu sorvete caseiro como cobertura! 
Devo dizer que não ficou ruim, só MUITO doce, e aí está o motivo pelo qual o cacau não deveria ter sido levianamente substituído por chocolate em pó.
No fim do churrasco, quando todo mundo já tinha ido embora, decidi dar mais uma chance pro meu sorvete e coloquei-o de volta no feezer e deixei por mais ou menos 12h.
Tcharam! A mágica aconteceu e a água tomou realmente consistência de sorvete. Só a grande quantidade de chocolate e o sabor doce de rasgar a garganta que não tiveram jeito. Mas se diluído com outro tipo de sorvete ou uma fruta ficou muito bom!

xx







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...