segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bolachinhas de Maizena

Confesso, já fiz essa receita umas... 15 vezes, mas essa é uma receita que não poderia jamais faltar nesse blog e no meu caderno que está sendo escrito, afinal muitas coisas já aconteceram enquanto essas bolachas eram comidas. A receita original você encontra clicando AQUI. E vamos ao que interessa.

*Ingredientes
200g de farinha de trigo
200g de amido de milho (maizena)
200g de manteiga
100g de açúcar
1 gema


*Modo de preparo
Essa bolachinha é bem fácil de fazer, mas como qualquer receita que exija essa mão na massa tão literal, eu aconselho que você tenha alguma assessoria na cozinha, pra colocar mais margarina, mais farinha, essas coisas, ou, o que poderia dar certo, tornar-se-á uma grande bagunça. Digo isso por experiência própria.
Comecei a receita medindo o amido de milho, porque era o único ingrediente que eu tinha medo que não tivesse a quantidade necessária, mas tinha! Coloquei a farinha, a margarina, o açúcar, o amido de milho (aka. Maizena) e a gema numa tigela grande. Amassei daqui, amassei de lá e a coisa toda não passava de uma farofa seca! 
Como já tinha feito essa receita várias vezes, tinha certeza que dava certo, então, dessa vez, não entrei em desespero. Gritei pela minha mãe para que ela colocasse mais margarina na tigela e continuei amassando, duas colheres de margarina e um punhadinho de farinha depois a massa decidiu tomar a consistência que deveria.
Na realidade essa massa não fica muito lisinha, da a impressão de que está meio quebradiça, mas se der pra amassar sem que era esfarele, já está bom.
Nesse ponto de aparentementequebradiçamasnãofarelenta fiz uma bolinha e deixei dentro da tijela enquanto eu limpava o balcão pra poder abrir a massa e cortar pra fazer os biscoitinho. Com o balcão limpo peguei o rolo de macarrão e comecei a abrir a massa. Essa parte de abrir massa, corta os bicoitos, recolher a massa que sobrou, abrir de novo, cortar mais biscoitos é o que mais demora, porque eu não quis deixar a bolacha muito grossa pra não entupir ninguém e a pessoa acabar comendo o pote todo sem perceber! #risadamaléfica
Aproveitei essa receita pra estrear minha forminhas! Apesar de ter algumas bem estranhas e com formato quase não identificável, achei que foi um ótimo investimento!
Essa receita rendeu três formas e meia, devidamente untadas que ficaram no forno aproximadamente 10 minutos, mas na verdade o tempo de forno é relativo, a primeira leva acaba demorando mais pra assar, as outras são mais rápidas. Importante ressaltar que a parte de cima da bolacha não fica coradinha e se você for esperar por isso pra tirá-la do forno vai comer torradinhas invés de bolachinhas! O ponto é quando a parte de baixo começar a escurecer e se espetada com um garfo o biscoito já não afunda, fica durinho.
Adivinha o que a família vai acabar ganhando de natal? 

xx







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...