segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tomate recheado com ricota

Essa receita vem de quando minha mãe, antes de casar, fez Peso Ideal. Não sei se tem Peso Ideal ainda hoje, mas Vigilantes do Peso eu sei que tem e é praticamente a mesma coisa. Fizemos a primeira vez há alguns anos, quando eu entrei numa de dieta dos pontos. Mas nem perde seu tempo torcendo o nariz achando que essa é uma dessas receitas sem gosto de quem faz dieta, porque não é, tá? Aliás, quem faz ou já fez reeducação alimentar, sabe que essa parada de "comida sem gosto de dieta" é uma baboseira sem fim.
Há, claro, não tem ingredientes nem modo de preparo oficial, é uma daquelas receitas que você faz e  vai inventando durante o processo.

*Ingredientes
10 tomates
salsinha
Aproximadamente 1 Kg de ricota
Maionese

*Modo de preparo
Deu pra ver, pela lista dos ingredientes, que esta é uma receita muito precisa, só que não. Na verdade as quantidades dependem de quantas pessoas vão comer, quanto você gosta de salsinha, quanto você quer de maionese e se você quer, ou não, que sobre ricota temperada pra passar no pão. 
Quantidades que variam de acordo com quem cozinha a parte, vamos ao processo. 
Essa receita começou no mercado, já que não tinha nem tomate, nem salsinha, nem nenhum dos ingredientes em casa, então fui com o Lucas comprar. Deixa eu falar que me senti muito gente grande tendo que escolher, lavar e cortar a salsinha, invés de pegar do potinho de salsinha congelada da minha mãe, tá?
Sem querer fazer jaba free, mas já fazendo, usei a ricota da Qualitá. Não é aquela ricota seca, farelenta que precisa de um vidro grande de maionese pra diluir a textura de papelão, muito pelo contrário, então, fica a dica.
Depois de cortar a salsinha bem pititica, quebrei a ricota, com a mão mesmo, num pote grande o suficiente pra acomodar todos dos ingredientes, obvio. Coloquei um punhado de salsinha e, o que eu chuto muito aproximadamente, três colheres de sopa de maionese. 
Antes que eu seja atacada por usar maionese, eu explico, poderia ter usado iogurte natural, mas na última tentativa ele não cumpriu com suas obrigações de deixar a ricota comestível, então fiz uma análise das tabelas nutricionais das maioneses antes de comprar e optei pela que tinha menos calorias, menos gordura, menos sódio, menos tudo, ok?
Misturei tudo e temperei com sal e suco de meio limão.
Agora vem a parte mais chata da receita, deixar o tomate oco. Se você tiver uma técnica que faça essa tarefa ficar mais fácil, compartilha cazamiga, porque eu não tenho. Fiz assim: cortei uma tampinha do tomate, com uma faca fui seguindo a circunferência dele, sem deixar a bordinha muito fina e com uma colherzinha de chá, eventualmente com meus dedinhos mesmo, cavoquei pra tirar as sementes e o interior do tomate pra caber bastante ricota.
Ao repetir esse procedimento dez vezes, passei pra parte final: entupir os tomatinhos com ricota. Usei uma colher e, ah vá, não preciso explicar como, né?
Pra ficar simpático, coloquei uma folhinha de salsinha em cima de cada tomate, mas não precisa. 
Cabou! Só comer agora.
Dica final: eu faria ricota a mais pra sobrar e passar no pão.


xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...