segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Geleia de Amora

Há uns dois anos, eu acho, compramos uma muda de amoreira. Um bebê, com meia dúzia de galhinhos frágeis e mirrados que foram plantados no nosso quintal. Há um ano ela deu suas primeiras amorinhas, ficamos animados, tiramos fotos, e malemá comemos uma frutinha cada um. Mas esse ano, aaah esse ano, a bichinha ta cuspindo amora! Poderíamos estar exportando amoras neste momento se quiséssemos, mas não queremos, preferimos fazer geleia, e quem sabe um cheese cake com cobertura de amoras?

Sem receita original porque quem já fez geleia de uma fruta, já fez de todas.


*Ingredientes
Acredito que umas 3 xícaras de amoras
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 limão


*Modo de preparo
Como eu disse, geleia é sempre geleia, que é sempre fruta com açúcar e um tiquinho de limão. Com essa geleia não seria diferente.
Minha mãe passou a semana colhendo amoras e congelando com o único objetivo de que eu as transformasse em geleia. Lavei as frutinhas coloquei numa panelinha com o açúcar, mexi pra misturar e deixei alí, cozinhando em fogo baixo até a amora cumprir seu papel de fruta e começar a soltar água, quando tudo já tava meio líquido, espremi meio limão e deixei cozinhar e cozinhar e cozinhar pra sempre.
A única dificuldade da geleia é saber quando tirá-la do fogo. Como tudo que está quente fica mais mole e líquido quase não da pra saber quando o "pra sempre" do cozimento da geleia termina e, dessa vez, eu errei. Fui no embalo da minha mãe que achou que estava fazendo brigadeiro e soltou "acho que tem que deixar até ver o fundo da panela" com tanta segurança que eu obedeci. Acabei com um doce de amora que dava quase pra cortar com faca e que voltou pro fogo com 1/2 copo de água. Deixei ferver mais um pouco pra, finalmente, chegar na consistência de geleia. O ruim é que não tenho um método mais adequado ou preciso de descobrir esse ponto o bom, é que da pra arrumar caso você tire do fogo na hora errada, seja pra mais ou pra menos, yay!

No fim geleia ficou ótima, azedinha e fica um fenômeno com creme de queijo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...