segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Inspiração - Capitu vem para o jantar

"Não estou reclamando de ter que fazê-las, só de não saber como.
Até agora o máximo que eu fazia em casa era faxina, tirar pó, varrer chão, lavar louça e essas banalidades e, de uma hora pra outra, me vejo em frente a um fogão sem auxilio realmente prestativo e pessoas esperando pra comer!
É assustador! Juro! Principalmente porque a falta de pratica me leva diretamente à falta de manhas, que automaticamente resulta em desastre e gororoba alimentícia!
Mas... vou me esforçar, pegar um livro de receitas, baixar uns tutoriais na internet e colocar a mão na massa. Se em um mês minha comida não melhorar, me aposento do cargo de cheff e meu namorado que cozinhe!"

SCHALL, Nayra. 2009

Achei esse desabafo em um blog antigo cujo acesso nunca foi liberado, usava-o como uma espécie de diário digital. Pouco mais de 5 anos depois, aqui estou eu (e o Berinjela, que não parece, mas já tem 4 aninhos), morando sozinha e provendo, não só a minha alimentação, mas a da Priscila, que num momento de desespero me chamou de "A Maga das Jantas Improvisadas e Gostosas", ou qualquer coisa parecida. 
O Berinjela começou desses desastres, de improvisar coisas usando apenas a parca memória da minha mãe cozinhando, de tentar receitas e vê-las dando errado, vezes por descuido meu, vezes pelo passo-a-passo mal explicado e de perceber que, com paciência, calma e bom-humor, eu poderia tirar algum aprendizado dos bolos solados, risotos empapados e tortas sem sal.
Cozinhar para mim, tirando raras exceções, deixou de ser uma obrigação. Seria mais gostoso se eu tivesse uma cozinha decorada do meu jeito ou mais tempo para ocupá-la? Seria, mas ainda assim, me sinto bem fazendo janta.

Digo tudo isso pra esclarecer porque gostei tanto do blog "Capitu vem para o jantar" quando o encontrei. Em um post recente a autora, Denise, escreveu assim:

"Depois de um dia corrido, não tem coisa melhor do que me trancar na cozinha e deixar a imaginação correr solta enquanto salgo isto, tempero aquilo e, ocasionalmente, carbonizo aquele outro. Está sendo uma baita de uma terapia pelo preço ótimo de pagar apenas os ingredientes do prato e ainda ter a oportunidade de comer tudo em seguida."


Além da clara identificação de sentimentos em relação a culinária moleque - alô Saulo Mileti - o blog me conquistou pela temática, pela ideia que eu gostaria de ter tido de unir livros e comidas. A Denise não faz só receitas, ela faz receitas presentes nas histórias dos livros que eu tanto amo!
Deixo nas fotos, tiradas do blog dela, links para as receitas de alguns livros que li, gosto muito e quero tentar fazer pra colocar aqui.

Cerveja Amanteigada do Harry Potter

Receitas do restaurante mexicano em que a Emma trabalhou em "Um dia"
 obs.: ainda não li o livro, mas assisti ao filme.

Sopa azul de "O diário de Bridget Jones"
Pra engrandecer esse post, deixo o link pra uma entrevista da Denise na Rádio Estadão que saiu semana passada, onde ela fala sobre o blog.
xx

Um comentário:

  1. Oi, Nayra! Uau! Fiquei muito feliz com esta surpresa. Que bom que você curtiu o blog e acompanha, gosto de conhecer quem me lê, assim vira uma troca de experiências e, por que não, receitas, né? rs Obrigada pelo post e se fizer alguma receita, me conta como ficou. Gosto de saber o resultado! rs
    Vou passear pelo seu blog!
    beijão,
    Denise :D

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...