quinta-feira, 22 de março de 2012

Panqueca light

Ah! Como é bom estar verdadeiramente de volta! 
Falar sobre coisas relacionadas à culinária e ao blog é bom, mas nada se compara a fazer as receitas, parar pra tirar fotos e contar a experiência aqui depois! Estou me dando boa vindas novamente! :)

Mas chega de léro, vamos pro que interessa!
Não sei se todo mundo sabe, mas eu estou de regime, um regime sério, só pra variar. Comecei em fevereiro e pretendo continuar até eu perder mais uns 15kg, pelo menos, o que quer dizer que as receitas aqui vão acabar sendo lights, diets, saúdáveis, integrais, de baixa caloria e derivados até que eu atinja essa meta, porque não tem a menor graça fazer comida e não poder comê-la depois. Para mais informações sobre o #ProjetoNayGostosa acesse meu novo blog em construção Aveia em Flocos :D
Essa semana, apesar do regime, a lombriga que eu crio dentro de mim pediu desesperadamente por panqueca e todo mundo sabe que panqueca não está nem no finzinho da lista de alimentos saudáveis, o problema é que, quando a Lô pede, melhor atendê-la. Fui procurar por receitas de panqueca light e obviamente achei, porque as pessoas parecem ter criado opções lights pra todo tipo de comida, mas no caso da panqueca, quando fui comparar a receita que se dizia light com a que tem no livro aqui de casa achei a diferença insignificante e acabei usando a nossa mesmo.
A receita que eu encontrei foi essa AQUI, mas pra massa usei outros ingredientes. 
Preparados? Go! 


*Ingredientes - Massa
2 copos de leite
2 copos de farinha de trigo
2 ovos
sal

*Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador.

Juro que era só isso que o modo de preparo no livro de receitas da minha mãe dizia. Como se fazer panqueca fosse esse primor de facilidade e não exigisse nenhum tipo de prática, nem se quer habilidade. Muito pelo contrário, se você está fazendo panquecas pela primeira vez meu conselho é: comece cedo. Ta aí uma receita que demora e testa a nossa paciência, só pra ilustrar bati a massa umas 10h30min mais ou menos, fui acabar de fritar  a massa salgada, ainda faltava a doce, já era meio dia.
E como fritar panquecas? Não tem segredo, mas é chatin....
Usei a panelinha nova que minha mãe comprou há umas duas semanas, ela é pequena, uns 25cm mais ou menos e está com o teflon intacto, o que conta muito pro bom resultado das panquecas. Como medida usei uma concha para feijão, mas não completamente cheia, nem pela metade, meio que 3/4 de concha, porque eu adoro ser precisa. Coloquei uma isca de óleo na panela, pra dar uma força pro teflon, e aí o esquema é agilidade: coloca a massa na frigideira, devolve a concha no copo do liquidificador sem melar todo o fogão, tomba a panelinha pra espalhar a massa deixando-a redonda e fininha, cutuca nas beiradas da massa até ela soltar do fundo e vira antes que o lado que está pra baixo queime. Esse processo demorou aproximadamente 1min30s! Eu acho. Com a panqueca salgada ainda é mais fácil, porque ela gruda menos no fundo, a receita doce sim é um espetáculo pra fazer o diaxo da massa soltar da panela, já que o açúcar da uma caramelizada e vira uma cola.
Obs.: sabe aquela manobra clássica pra virar a panqueca jogando ela pro ar e pegando de novo? Ham-ham, modéstia a parte, eu sei fazer muito bem, coff-coff.

*Ingredientes - Recheio
500g de ricota
1 maços de espinafre
sal
azeite
orégano

Obs.2: deu pra notar que a tal receita que eu linkei ali em cima só serviu de base e inspiração, né? Então ta bom.

*Modo de preparo
1. Lave as folhas de espinafre sob água corrente. Numa tigela com água deixa-as de molho por 10 minutos. Retire as folhas sem escorrer a água, assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela.

Nesta etapa da receita tive ajuda da minha ilustre companheira de cozinhas nos domingos em que minha mãe trabalha: minha irmã Priscila
Lavamos o espinafre e não só deixamos na água, mas colocamos um treco que minha mãe coloca na salada pra matar qualquer bigatinho que tenha passado batido pela lavagem em água corrente. Muito higiênico.

2. Leve uma panela com água ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente os espinafres e deixe cozinhar por 4 minutos. Com uma escumadeira, retire os espinafres e com as mãos, aperte-os para retirar o excesso de água. 

Tirando que nós colocamos todas as folhas do espinafre na panela junto com a água antes de ler que deveríamos primeiro deixar a água esquentar pra depois colocar o espinafre e deixar por 4 minutos, tudo estava correndo perfeitamente bem. Quanto a retirar os espinafres com a escumadeira e esmagá-los depois pra tirar o excesso de água não tive nenhum tipo de problema.
Bom... tenho que dizer que nós ignoramos completamente o restante da receita e fizemos o seguinte:
Cortamos a ricota em pedaços pra ficar mais fácil de esmagar com o garfo até termos um tipo de farofa de ricota e aí temperamos com o que tínhamos em casa! Um pouco de sal, um pouco de azeite de oliva, um pouco de orégano, um pouco de tempero para salada e o espinafre. Querem saber? Ficou muito bom! Tão bom que estamos felizes que tenha sobrado porque vamos comer com pãozinho na janta, tá?

Na etapa final da panqueca, que é enrolar com o recheio e levar pro forno, nós decidimos colocar junto com a ricota temperada uma fatia de peito de peru defumado, então ficou assim: massa + peito de peru + ricota = panqueca de baixa caloria, mas extremamente saborosa.
Colocamos as panquecas em um refratário, cobrimos com mussarela ralada e levamos ao forno pelo que eu acredito ter sido pelo menos uns 20 minutos, até mais.
Até meu pai, que não é muito adepto da culinária saudável, aprovou!

Panqueca doce

Com a panqueca doce o processo é o mesmo, só muda que invés de sal na massa tem que colocar um pouco de açúcar, no caso da não light ou adoçante pra light, eu usei o Tal e Qual que é próprio pra culinária. Mas é bem pouco mesmo, tanto de açúcar quanto de adoçante, porque o doce acaba ficando por conta do recheio.
A panqueca não light recheamos com doce de leite comum. A light com doce de leite diet, mas só porque a banana não estava madura o suficiente pra virar doce, se não teríamos panqueca de banana. que será feita numa próxima oportunidade.

*Rendimento
Panqueca salgada: 19 unidades sendo 6 com recheio de peito de peru com mussarela, 5 de mortadela com mussarela e 8 de espinafre. Por que toda essa variedade? Porque essa é uma casa democrática e bom, não tenho como obrigar as outras pessoas a fazerem regime junto comigo.
Panqueca doce: 10 unidades de cada tipo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...