segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Bombom de manteiga de amendoim

Tudo começou por causa de uma foto que eu hearteei há algumas semanas. Olhei pro sanduichinho chocolate + manteiga de amendoim + chocolate e pensei 'why not?'.
Estou até agora dando tapinhas nas minhas próprias costas por ter tentado - e conseguido - fazer o que eu, humildemente, passei a chamar de O MELHOR DOCE DE TODOS OS TEMPO, o bombom de manteiga de amendoim.

Não tem uma receita original, tudo se resume àquela foto.

*Ingredientes
Manteiga de amendoim  - que eu mostrei que é muito fácil de fazer em outro post
Chocolate para derreter - ao leite, meio amargo, super amargo, vai do gosto do freguês

*Utensílios
Forminhas de bombom/gelo - ou no meu caso, de ovo de páscoa

*Modo de preparo
Queria ter comprado um chocolate 70% cacau  ou qualquer coisa parecida, mas meu pai não gosta muito de chocolate meio amargo e quando o assunto é barra de chocolate é 8 ou 80, ou você compra a barra normal do mercado de, sei lá, 200gr, ou a barra específica pra derreter e fazer bombons e trufas, que tem 1kg. Como esse bombom era um teste, não ia comprar 1kg de cada tipo de chocolate, então foi com o ao leite mesmo.
Os passos são basicamente os que toda prima/tia/colega/amiga da madrinha da sobrinha que faz ovos caseiros na páscoa, executa de olhos fechados, mas que eu, que não sou dada a culinárias sazonais, não fazia a menor ideia e só fui capaz de improvisar, pular vários deles e torcer pra dar certo.

Com uma faca, que nem tava tão afiada assim, cortei 1/3 da big barra de chocolate em pedacinhos menores e coloquei em banho maria pra derreter. Eu lembrava vagamente alguma coisa sobre temperar o chocolate quando o intuito fosse derretê-lo pra fazer bombons e tal, que é, simplificadamente, deixar uma parte do chocolate separada, colocar o resto pra derreter em banho maria e só depois que a maior parte do chocolate já estivesse derretida, colocar esse chocolate não derretido junto, porque aí ele derreteria só pela transferência de calor do chocolate que já estava derretido. - derretido derretido derretido. Juro que eu considerei fazer essa parada de temperar aí, mas a parte 1 do meu chocolate (pra usar menos a palavra derretido) mal derreteu direito, não podia dar a ele a responsabilidade de liquefazer (ahem) a parte 2 do meu chocolate.
Montar os bombons não tem muito segredo. Peguei as forminhas de ovinhos de páscoa e, com a ajuda de uma colher de chá, forrei os, as... depressões (?) das forminhas com chocolate, mas sem preenchê-las, só empurrei o chocolate pra que ele ocupasse toda a superfície da forma, ficando uma casquinha, como um ovo de páscoa sem recheio. Depois de fazer isso com todos os... buraquinhos (?), levei a forminha pra geladeira, assim um chocolate ia endurecer um pouco pra eu colocar o recheio, a manteiga de amendoim.
Cada forminha ficou na geladeira por uns 15 minutos, mas o chocolate, quando já está frio e seco fica mais clarinho, então vai dar pra perceber quando ele estiver no ponto de rechear.
Rechear é fácil. Também com a ajuda da colher de chá, peguei um punhadinho de manteiga de amendoim e coloquei nos ovinhos de chocolate, só tomei cuidado pra manteiga ficar abaixo do nível do bombom. Aí, com outra colher de chá, peguei mais um punhadinho de chocolate, pra fechar o bombom.
Aqui esqueci os rituais de esfriar bombom/ovo de páscoa também. Sei que tem umas paradas de deixa um pouco na geladeira, aí vira de cabeça pra baixo, aí tira da geladeira e deixa de um dia pro outro, sei la. Eu deixei umas duas horas na geladeira, até conseguir desenformar, e comi.

FAÇAM, PELO AMOR DE DEUS! <3


xx

4 comentários:

  1. D. Berinjela, isso deve ter dado uma aquecida no seu coração depois do "pandicídio" :^) Olhando daqui parece bom, mas vou ter que ficar só no olhão. A dieta está roubando a minha luz, estou me tornando uma criatura opaca, cinzenta - magra - mas sem vida, ranzinza, encurvada, acho que até meio malévolo... Como o seu chocolate e seja feliz! Quem precisa disso! Logo terei costelas pra contar. Abraços Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei como é. passei por isso, não me sentia assim tão... cinza, sem vida e malévolo, mas ainda assim.. Mas olha, manteiga de amendoim, em pequenas quantidades faz bem e vc pode usar chocolate 70% cacau, dá pra adaptar e colorir um pouquinho a vida de dieta! <3

      Excluir
  2. Não tem como ficar ruim... não tem... Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mesmo, Hellen, é tipo uma receita divina! *-*
      Obrigada!!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...