segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cupcake de "Mirtilo"

Faz tempo que eu comprei um livro com receitas e dicas sobre cupcake. Até falei dele aqui, mas acabei usando o livro umas duas vezes, sendo esse post, a segunda. O que eu posso dizer pra vocês é, antes tarde do que nunca!
Essa foi uma receita toda especial, não apenas por ser cupcakes, que estão na moda e são um saquinho pra fazer, nem porque eu comprei o corante e o tal do açúcar impalpável há séculos e tinha que usar antes que tudo vencesse, mas porque são azuis! Se você já leu a saga Percy Jackson e os Olimpianos eu nem preciso explicar, mas se você não é um afortunado que teve a chance de mergulhar na coleção do Rick Riordan, que é um arraso, vou fazer a gentileza de te deixar por dentro: em datas comemorativas, como o aniversário do Percy, ou só pra deixar ele feliz mesmo, a mãe dele faz comida azul, acho que é porque o pai dele é Poseidon e tal. Como eu acabei semana passada o último livro lançado pelo Rick, "Filho de Netuno", achei que ia ser perfeito fazer o bolinho azul agora.
Escolhi a receita do cupcake de mirtilo, porque tinha ingredientes mais simples que já estavam no jeito... a não ser o mirtilo em si. Então eu fui prática: substituí o mirtilo por granulado azul :)

*Ingredientes - Massa
1 ovo
100g de açúcar
40g de manteiga derretida
150g de creme de leite
120g de farinha de trigo
10g de fermento
uma pitada de sal
70g de mirtilo congelado (ou não)

*Modo de preparo
Não gosto muito de receita que da a quantidade dos ingredientes em gramas, não tem balança em casa, ou melhor, nenhuma boa de verdade pra medir direitinho o quanto a receita pede. Ainda que açúcar e farinha de trigo tudo bem porque todo copo de medida tem lá a quantidade em gramas, o que complicou foi o creme de leite, já que na caixinha ta escrito 200ml e não tem em lugar nenhum o peso.
Mas comecei mesmo assim. Preaqueci o forno a 200º e misturei numa tigelinha o ovo e o açúcar, coloquei pra bater e fui jogando a manteiga derretida sem parar de mexer, como indicava a receita.
Numa outra tigela misturei, a farinha e o sal, porque só tinha farinha com fermento em casa, então achei melhor não colocar mais, antes um cupbrouwnie do que um cake transbordando pela forminha. Antes de misturar os ingredientes secos com os líquidos coloquei o fator felicidade junto com o açúcar o ovo e a manteiga: o corante azul!
Depois que eu misturasse tudo o próximo passo era colocar a massa nas forminhas e levar os bolinhos pra assar. Tudo bem! Já tinha começado a jogar a massa azul na farinha quando, epa, lembrei do creme de leite. Corri no livro de receita pra procurar onde eu devia ter colocado o ingrediente problema, o único que eu não tinha a quantidade certa. Era pra ter misturado depois da manteiga, antes do corante, com o açúcar e o ovo. Peguei a balança zoada que tinha mesmo e virei a caixinha toda no copo de medida, deu naquelas 150g, foi a caixinha toda! Não dava pra ficar pensando muito com o fermento começando a reagir.
Aí o que era pra ter mexido delicadamente foi tudo pra batedeira. Aqui não tem essas coisas de bolo fresco, só bolo macho, bruto, que aguenta com batedores!
Quando todos os ingredientes pareciam bem misturados, dividi a massa nas forminhas e coloquei no forno. A temperatura ficou um pouco baixa, então eles demoraram bem mais de 20 minutos pra assar, como dizia na receita, acho que levou bem seus 40 minutos. O bom é que, ter batido tudo ao invés de mexer delicadamente deu perfeitamente certo.
Segunda etapa: cobertura.

*Ingredientes - Buttercream
200g de manteiga sem sal amolecida
280g de açúcar impalpável
45ml de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha (mas se a sua tiver vencido há uns 8 meses, que nem a que tinha aqui, deixa quieto)

*Modo de preparo
Facin. Mistura metade do açúcar com o restante dos ingredientes até ficar cremoso.
Agora, modéstia a parte, que beleza de amolecimento dessa manteiga. Como era só pra amolecer e não pra derreter, cortei o pedaço a manteiga em pedaços mais finos do que o bloquinho de 100g, e o pedacinhos ficaram um tico no microondas, coisa de 15 segundos, aí amassei com um garfo pros pedaços gelados misturarem com os quente e ela amolecer por igual! 
Mas voltando à cobertura no geral. Misturei, misturei, continuei misturando e concluí que meu conceito de cremoso estava errado, porque não havia o que deixasse a mistura lisinha e bonita. Achei que colocar o resto do açúcar podia ajudar, ajudou, pelo menos nos 3 minutos logo depois que eu parei de bater. Pela foto aqui de baixo da pra ver que o creme ta bem firme como uma cobertura deve ser. É, mas não sei se é da natureza do buttercream ou se o corante teve sua parcela de culpa, mas o negocio começou a amolecer e perder forma.
Corri pra estrear meu material de confeiteira, o saquinho e o bico de confeitar, antes que o buttercream virasse água.
No fim deu certo. O granulado e as estrelinhas deram uma força pra disfarçar a cobertura desmantelando e ,depois de gelada, ela acabou ficando durinha. 
Não ficou o cupcake mais lindo do mundo, mas uma coisa nós comprovamos: comida azul deixa a gente feliz de verdade!
xx

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...