quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Palha Italiana á moda do Azaghal

Hoje é dia de comemorar porque é o meu aniversáriooooo!!
Como eu comemorei? Ficando em casa, usando minha máquina de costura nova pela primeira vez e cozinhando, eeeeeee!
Porém, hoje de manhã, vagando pelo twitter, descobri uma felicíssima coincidência, Azaghal, o senhor da Oceania (se você não saiba de quem eu estou falando, tenho duas coisas pra te dizer: 1. não sei como você pôde viver até agora e 2. acesse o site Jovem Nerd e conheça um dos melhores podcasts do MUNDO, o Nerdcast) também faz aniversário hoje! O que só confirma o fato de que só pessoas muito especiais nascem no dia 5 de setembro.
Então, para me divertir no dia no meu aniversário e homenagear essa pessoa que, junto com todos os outros participantes do nerdcast, vem tornando útil o tempo de deslocamento da minha casa até o trabalho há meses, decidi fazer a papa nojenta que o Azaghal faz e que é muito comentada nos nerdcasts!
A questão é, apesar de falarem muito da tal meleca de nescau com biscoito, ninguém nunca parou num nerdcast pra explicar exatamente como ela é feita, então estou trabalhando aqui com hipóteses, ok?

#partiu

*Ingredientes
Leite
Achocolatado
Bolacha Maisena (que o Azaghal chama de biscoito Maria, e eu tomei a liberdade de supor que é bolacha Maisena)

*Modo de preparo
Se você é uma pessoa atenta notou que não tem nenhuma quantidade na lista de ingredientes. Isso porque depende de quanto açúcar você está disposto a ingerir. Eu optei com colocar aproximadamente meia xícara de leite num potinho de sobremesa, uma colher (sobremesa) de achocolatado e uma quantidade x de biscoito. Desculpem, não contei quantas bolachas eu usei. O importante é que foram consumidas mais bolachas do que eu esperava, acho que, mais ou menos, 1/3 do pacote (!!!).
A grande técnica é quebrar as bolachas, com as mãos mesmo, mas deixar os pedaços bem pequenos, o menor que você conseguir, dessa forma eles absorvem o leite com achocolatado até que relativamente rápido e começam a dar certa consistência à gororoba.
Aí é paciência de quebrar bolachas e esperar o leite ser absorvido por elas, até que o negócio chegue na consistência que você quer. Eu não não gosto de nada com muito líquido, com cara de sopa, então lasquei bolacha no potinho.
A conta é a seguinte, quando mais tempo você deixar a quase farofa de bolacha imersa e quanto mais bolacha você usar, menos com cara de leite com pedaço de bolacha e mais com cara de massa de doce a parada vai ficar.
Pra finalizar, como indicado pelo próprio Azaghal em algum Nerdcast, não sei qual, já ouvi tanto que me perco, quebrei mais uma bolacha e salpiquei mais um pouquinho do achocolatado por cima.
E olha, podem parar de julgar, porque a meleca fica boa mesmo.
Só pra explicar o nome, pra quem não sabe, palha italiana é uma massa de chocolate/brigadeiro/ganache (sei lá) misturada com bolacha maisena quebrada, simplificadamente e tal.
E parabéns pra gente, Azaghal!
xx

58 comentários:

  1. Muito, muito bom!!!
    Viva a legião Pavê de Copo!

    Parabéns, Naira!

    ResponderExcluir
  2. Faço a mesma receita desde criança, quando o Azaghal falou no Nerdcast nem acreditei, a única diferença é que não faço com achocolatado, uso somente leite, biscoito e açúcar. Fica uma delícia! A dica é: No inverno é super legal esquentar o leite e fazer o Pavê de Copo, ou Palha Italiana a moda quente, aiusehasuihe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não fica muito doce? O leite com açúcar? Mas a dica de esquentar o leite é boa até com o achocolatado.

      Excluir
  3. Jesus Oo' sério mesmo que algo assim pode ser gostoso? Eu não consigo pensar em experimentar :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha.... é! Se as pessoas pararem pra pensar, não tem como não ser gostoso! O biscoito é gostoso e leite com achocolatado também :D

      Excluir
  4. essa receita, mas na variação café com leite na minha opinião é muito melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano, tô quase criando uma série de posts com as variações da receita. De usar café com leite, a fazer pasta de achocolatado com leite em pó! hahaha

      Excluir
    2. então não esquece de fazer a variação que é leite em pó, com pouca água e açúcar. Deixa em ponto de leite condensado, sabe? Fica três vezes melhor!

      Excluir
    3. então tem que colocar bastante açúcar? e a bolacha tem que praticamente dissolver... certo?

      Excluir
  5. É bom demais, apesar de ter um visual meio grotesco. Assim como o Azaghal, e mais uma legião gigante, eu sou um apreciador dos pequenos prazeres da vida. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguém devia disfarçar o pavê de copo/palha italiana à moda do Azaghal, e fazer o Jovem Nerd comer sem saber o que é. CERTEZA que ele vai gostar

      Excluir
  6. Não sei como alguém pode achar isso nojento...
    faço isso desde que me entendo por gente, igual ao Azaghal, super normal isso.
    Pavê de copo, WE ARE LEGION!!

    ResponderExcluir
  7. Sempre fiz essa receita e foi uma surpresa descobrir que o Senhor da Oceania também faz, a única diferença é que eu faço com café e leite. Nunca provei com achocolatado, mas vou experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem aprova uma sequência de posts com variações? o/

      Excluir
    2. variações é bem legal, afinal, a mente nerd é infinita... 0/

      Excluir
    3. post de variações já ta no esquema, então! Mas acho que vou fazer lá no face: https://www.facebook.com/berinjelanapanela :)

      Excluir
  8. Será q eu ganho o Nerd power 4 ??? rrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. valeu Nayra Schall, curto essa receita desde pivetinho, e sempre quando estou programando. receita rápida e não faz tanta sujeira...

    Viva a legião Pavê de Copo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi de novo, Angelo :) vou te falar que eu não faço tanto, pq é meio que muito açúcar, sabe como é mulher, sempre de dieta, mas que é bom, é bom! haha

      Excluir
  10. Valeu pela receita, realmente nunca tinha comido tb, o máximo que fiz pra chegar perto disso é mergulhar bolacha Passatempo num copa d´água e comer rs.
    Fiz a receita e ficou muito boa, acrescentei tb junto com o achocolatado, ovomaltine, fikadika.
    Gostei muito do blog, visual clean e receitas muito boas. Parabéns e continue com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Josue!
      Estou bolando uma sequencia de posts lá na página do facebook do blog com variações da receita do Pavê de Copo, vou incluir a dica do ovomaltine.
      E muito obrigada por visitar o blog e pelo comentário. volte sempre! :)

      Excluir
  11. Estou tomando coragem para experimentar esse negócio desde que o Azaghal falou pela primeira vez no Nerdcast.
    Isso tem uma aparência MUITO feia =s mas deve ficar bom, afinal os ingredientes são uma delícia.

    ps: Nerdcast me trouxe até aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e olha que eu tentei deixar com uma carinha melhor hahaha Mas é bom, eu garanto!

      PS: que bom gosto pra podcast! ;) hahaha

      Excluir
  12. Parabéns Nayra ^^ Muito bom mesmo.. =]

    Faço essa receita desde criança também e é simplesmente de mais.

    Obrigado por colocar no seu blog uma das receitas mais simples e gostosa que já vi.

    Abraço e é nóis a Legião do Pavê no Copo.. =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Adrino!
      que bom que vc gostou!! De verdade, obrigada!

      Cadê o badge do Pavê na skynerd? hahaha

      Excluir
  13. Com todo respeito Nayra, acho que suas receitas nunca foram tão comentadas. Um abraço. We are a legion!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eugênio... não mesmo! HAHAHA a coitadinha da receita do pão de queijo que postei depois ta chutando pedrinhas no cantinho! HAHAHA

      Excluir
  14. Algumas coisas são universais independente da condição social. Quando eu era criança também fazia esta mistureba. Perto de casa tinha uma fábrica de biscoito e eles vendiam os quebradinhos mais barato pra comunidade. Em casa, como leite era item não muito presente, agente comia com "cháfe". Com o tempo descobri que colocar os quebradinhos dentro do copo e fazer uma massa era muito gostoso:^) Minha mãe não achava graça da ideia e dizia que eu tava estragando comida! Obviamente quando eventualmente leite e achocolatado apareciam eu dava um upgrade na receita. Bons tempos... Vou lá fazer um agora! Em tempo, feliz aniversário atrasado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, obrigada pelo comentário! de verdade, gostei muito!
      Sabe, é isso que vem me fazendo gostar muito desse mundo nerdcast.. a relação que se cria com eles não é como qualquer outra "celebridade", por assim dizer. Existe um retorno, não só em contato, mas em conhecimento, sensações e sentimentos muito grande.
      Obrigada pelos parabéns e por compartilhar sua versão do pavê de copo. Se voltar aqui e ver essa resposta, me manda um e-mail (endereço está na página "Autora" lá em cima no blog), com o seu nome e algum contato. Tou pensando numas coisas legais com o pavê de copo :)

      Excluir
  15. Passei pra dizer q o Nercast tb me trouxe aqui, e que adoro palha italiana! Vou experimentar sim a receita à lá Azaghal (será que se esquentar no microndas fica durinha mais rápido?) e ja estou favoritando o blog. Parabéns atrasado.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen!!
      Nerd power [5] pra vc!! HAHA e brigada!
      Olha, não sei.. saaabe, pensando agora, o que pode deixar esse treco parecido com um doce, e mais durinho? creme de leite..... mas ai tem que gelar pra ficar duro..... .. ou talvez fique horrível.. haha agora não sei, vou testar e aviso!

      bjos

      Excluir
    2. Nayra, dei pála do Azaghal reclamando q vc nao usou bolacha Piraque, kkkk... Mas na verdade 'biscoito Maria' é um treco bem mais antigo e um cadinho só diferente de Maizena. Tó aí o link pra voce ver - http://www.piraque.com.br/site/uploads/Produtos/220720113453_maria.jpg
      Enfim, fiz a gororoba e achei meio esquisito... Mas acho q o problema foi que eu piquei o biscoito demais. E a história de esquentar não funciona, nem precisa tentar! Já o creme de leite eu prefiro nao desperdiçar, hauhauahua.
      Bju!

      Excluir
    3. Caraca, comprei o biscoito errado! hahaha mas nunca vi esse biscoito maria da piraque, gente... lá vou eu sair em busca desse biscoito agora! HAHA
      é.. creme de leite não foi uma boa ideia.. tem receitas bem melhores pra fazer com ele! HAHAH

      bjo!!

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi...viu, vc deletou seu comentário, ou eu fiz isso sem querer? oO

      Excluir
  17. Amei... Como isto desde pequenina minha tátara vó era italiana e fazia isto pra mim hoje achei isto e lembrei e fiz novamente pra lembrar o maravilhoso gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, primeiro, mto legal vc conhecer sua tatara vó e mais legal ainda ela já ter as manhas do pavê de copo! HAHAH
      Beijos!

      Excluir
  18. Oi Nayra. Só entrei para dar parabéns pelo blog e pela receita, porque o tal pavê fiquei enjoado só de tanto falarem no Nerdcast! hehehe
    Mas quem sabe experimento fazer pros amigos? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA obrigada!
      Apesar da insistência do Jovem Nerd o pavê é bem gostoso e quando vc fizer pros seu amigos, experimenta um pouquinho! :D

      Abraços!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...