sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Suspiros Fantasmagóricos - Especial de Halloween

Segunda receita do Especial de Halloween!
Acho que essa é a receita mais bonitinha de todas as que eu escolhi pro especial e deu quase certo!
Receita original no Sabores do Chef e foi!

*Ingredientes
3 claras de ovos grandes
½ colherzinha de creme tártaro
¾ xícara de açúcar
½ colherzinha de baunilha
pedacinhos de chocolate

*Modo de preparo
Já tinha tentado fazer suspiros antes. Fiz o formatinho deles e tudo, mas no final viraram pastilha cor-de-rosa derretidas e queimadas. Comemos? Comemos. Em casa estamos todos acostumados a ingerir minhas gororobas fails, mas né?
Dessa vez estava determinada a fazer o suspiro dar certo. Pra começar fui pesquisar e tentar descobrir o que era esse creme tártaro. Não descobri o que era, mas encontrei a interessante informação de que ele poderia ser substituído por sumo de limão ou vinagre. Optei pelo vinagre.
Juntei o creme tártaro fake com a 6 claras (na receita são 3, mas fiquei com dó de jogar as gemas fora, então resolvi dobrar as quantidades e aproveitar pra fazer quindim) e bati, coloquei um pouco de açúcar, bati, coloquei mais um pouco de açúcar, bati, coloquei o resto de açúcar e bati as claras eternamente, até o ponto em que eu tirei os batedores e a massa grudada neles não se deixou abalar pela gravidade e ficou ali, paradinha e firme.
Confeiteira profissional que não sou, não tinha um saco de confeitar descente pra fazer o formato fantasmagórico dos meus suspiros então improvisei, entuchei a clara em neve em um saquinho plástico limpo e fiz um cortinho numa das pontas, ficou excelente, tá?
Pros olhinhos dos fantasmas usei granulado de chocolate. Ativei meu lado artesã super paciente e espetei granulado por granulado em cada um dos suspiros, rezei pra que eles não derretessem com o calor e mandei pro forno.
O pulo do gato do bom suspiro está na temperatura do forno que tem que ser bem baixinha. Temperatura essa que o forno de casa não atingia. Como o que não tem remédio - a temperatura mínima do forno ser 180º e na receita recomendar 110º - remediado está, suspiros foram pro forno do mesmo jeito.
A dica que eu tenho aqui é, não espere os suspiros ficarem durinhos pra tirá-los do forno, tire eles do calor antes das pontinhas começarem a escurecer mesmo se eles estiverem aparentemente molinhos, eles endurecem - e esfarelam - quando esfriam.
Resultado: consegui alguns suspiros perfeitos! Sequinhos por fora e levemente grudentinhos por dentro que derretiam na boca! Y-A-Y.
Conclusão: mandar a merda a quantidade de gemas que serão jogadas fora e bater menos clara em neve. No fim as 6 claras renderam 3 fornadas de suspiros e nem preciso dizer que a terceira ficou uma inheca porque o forno já estava muito quente e eles assaram muito rápido por fora e ficaram grudentos demais por dentro.

No bater das claras, achei sucesso!

xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...