domingo, 1 de junho de 2014

Panqueca da Maira ♥

Um dia, não me lembro porque, a Andressa e a Maira, amigas de roxos sem explicação (vulgo, Roller Derby), vieram dormir aqui no apartamento e a Maira, essa pessoa linda e dedicada, acordou cedo, não tinha mais o que fazer, foi até o mercado, comprou os ingredientes e fez panquecas para comermos no café da manhã! Além de encher nossas barriguinhas de amor e nos deixar felizes por muitos e muitos dias, aquelas panquecas renderam muitas outras panquecas. Desde que a Maira me mandou a receita, já fiz panquecas pra todo mundo! Aí, essa semana, eu pensei: por que não postar a receita da panqueca no Berinjela?
Que ideia brilhante a minha! Além de espalhar pelo mundo essa receita de alegria, tenho uma boa desculpa pra fazer panquecas outra vez.

*Ingredientes - Massa
2 xic farinha
2 col sopa açúcar
3/4 col chá sal
3 col chá  fermento
2 ovos
1 e 1/4 xic de leite (ela costuma por um dedo a mais de leite)
1/4 xic de óleo

*Ingredientes - Acompanhamento
Aqui vale meio que tudo que você tiver ou achar que vai combinar com panqueca doce.
Mel
Nutella
Banana
Morango
Kiui
Iogurte
Leite Condensado
Granulado
Manteiga à temperatura ambiente
Etc, etc...

*Modo de preparo
Como essa não é uma receita que eu fiz especificamente pro blog, não tenho uma experiência única pra contar, como eu disse, já fiz panqueca pra todo mundo, então vou tentar te ajudar com algumas dicas, beleza?
Bom.... é basicamente derreter a margarina e aí misturar todos os ingredientes. Mas, pra farinha não empelotar e você, sem querer, comer uma pelota de farinha com banana e mel, misture todos os outros ingredientes primeiro e vá colocando a farinha aos poucos. Costuma funcionar comigo, mas mesmo assim tem que misturar bastante.
Aí o procedimento é o mesmo de panquecas normais, mas tem dicas pras suas panquecas ficarem LIN-DAS e dignas de muitos coraçõezinhos dos seus seguidores no Instagram:
- Eu costumo fazê-las pequenininhas, com mais ou menos 10cm de diâmetro.
- Pras panquequinhas não ficarem encharcadas de óleo eu 1. uso a frigideira incrível, maravilhosa e antiaderente da Thay, ou 2. espalho um POUQUINHO de óleo na frigideira com um papel toalha, pra não ficar aquelas poças de óleo e sua panqueca achar que vale a pena um mergulho. Vai por mim, é melhor colocar gotas de óleo na frigideira a cada duas panquecas do que encher a parada de óleo e deixar as panquecas boiarem.
- Pra virar as panquecas sem que elas deixem de ser panquecas e virem ovos mexidos, coloque a quantidade de massa na frigideira e espere até que comece a aparecer pequenas bolhinhas na parte de cima, como na foto ali embaixo. Só vire quando você perceber que a parte de cima já está cozida. Ansiedade não vai te levar a lugar nenhum.
- Fogo baixíssimo!!! Não ouse, nem pense em aumentar esse fogo!!!
- Não se desespere se a massa meio que começar a crescer enquanto você frita as panquecas, está tudo bem.

Espero ter ajudado e que você faça panquecas pra todo mundo também! Se você fizer, posta no instagram e me manda pra eu poder te dar meu coraçãozinho.


xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...