Eu e mosi temos vontade de fazer brownie desde que descobrimos em nós o dom da culinária. Ontem, lá fomos em busca de uma receita de brownie. Primeiro site em que olhamos foi o site da Mari Moon, mas a busca é horrivel e nos rendemos ao google. Primeira receita foi descartada por ingredientes estranhos, a segunda por causa do açúcar mascavo, que não tinha em casa e o trauma de trocar ingredientes descritos na receita. A terceira pareceu razoável, e era brownie de café, o que fez com que ela disparasse na frente.
Para ver o vídeo da receita, clique AQUI.
*Ingredientes
200g de manteiga
4 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite em pó
1/2 xícara (chá) chocolate em pó
4 colheres (sopa) de café solúvel
3 colhere (café) canela
chocolate em barra meio amargo ou ao leite
*Modo de preparo
Não coloque a manteiga para derreter e depois comece a ralar o chocolate. A manteiga vai virar uma água amarela singularmente nojenta e com aparência de xixi. Seja mais esperta do que eu e rale o chocolate primeiro, porque demora pra ralar uma barra inteira, mesmo que seu namorado, seu mãe e você tenham roubado pedacinhos inteiros, e DEPOIS, quando for começar a lidar com os outros ingredientes, coloque a manteiga para derreter em banho-maria.
Como teríamos visita, fizemos duas receitas, logo todos os ingredientes foram duplicados. Devo adiantar que não tivemos grandes complicações em relação a isso.
Colocamos os ovos em uma tigela e misturamos o açúcar, de início insistimos em ser tradicionais, como o cara que ensina no vídeo, e misturar tudo na mão, com um daqueles negócios de bater a clara até ela ficar em neve. Não faça isso. Mande a preguiça de lavar as peças da batedeira pro inferno e usa o trambolho, isso se você quiser terminar o brownie no mesmo dia em que começou.
Misturamos o açúcar com os ovos. Não ficou tão branquinho quanto o do vídeo da receita, mas a batedeira começava a dar sinais de desgastes. Passamos para a farinha, batemos até misturar. Deu certo. Acrescentamos o leite em pó e misturamos de novo. Ainda deu certo. colocamos o chocolate, batemos mais uma ver. Deu certo de novo! Próximo passo foi colocar a manteiga que virou uma água nojenta e mesmo assim... deu certo!
Neste momento lembramos que o forno deveria estar pré-aquecido. Usei minhas técnicas Jedi e coloquei o forno pra esquentar.
Voltei pra massa para acrescentar o café, sem bater, só mexendo com uma colher de pau, e tudo ainda estava dando certo!
Colocamos o papel manteiga na forma, invés de untar. Bem prático por sinal. Rezando pra caber as duas receitas de brownie na maior forma disponível em casa. Coube!
Colocamos em forno médio por 25min. Mas, 25min depois o negócio ainda parecia um mingal e voltou pro forno por mais uns 10min.
Até agora, tudo parecia estar correndo estranhamente bem. Deixamos o brownie em cima do balcão esperando esfriar um pouco pra colocar pra gelar e ir para a prova final: ser comido!
Resultado do brownie? Até eu me surpreendi. Não sei se a receita que foi bem explicadinha ou se eu estou pegando prática, mas ficou MARAVILHOSO! Modéstia à parte. O sabor, a consistência, tudo exatamente como um brownie deve ser!
Depois de assado e gelado, colocamos o restinho do chocolate ralado por cima. Foi o toque final! :)
Depois de assado e gelado, colocamos o restinho do chocolate ralado por cima. Foi o toque final! :)
xx