segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Enroladinho de Banana

Minha primeira receita testada foi um Enroladinho de Banana que minha avó, Sra. Marlene e minha tia avó, Sra. Maria, viram no Mais Você da Ana Maria Braga na terça-feira, 12, feriado. Da qual falaram todo o tempo que permaneceram em casa na mesma terça-feira a tarde.
Eu e meu namorado, Lucas, que gosta de brincar na cozinha junto comigo e acabamos fazendo receitas tiradas da internet as 10h da noite, procuramos o tal enroladinho no site do mais você pra saber do que diacho as duas estavam falando. Encontramos o video da receita que está aqui, caso você se interesse.
Com o feriado dia 12 e ponto facultativo do dia dos professores acabei não tendo aula nenhum dia dessa semana, então aproveitei sexta a noite pra tentar essa.

*Ingredientes
-10 fatias de pão de leite (ou manteiga)
-10 bananas prata (ou maçã ou nanica)
-1 pote de doce de leite (400 g)
-1/2 copo (tipo requeijão) de leite (100 ml)
- açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar

*Modo de preparo
Bem... Começamos vasculhando a cozinha atrás do rolo de macarrão que tinha sido atirado no canto mais remoto do armário embaixo da pia. Coloquei uma toalha no balcão da cozinha e tentei "abrir" uma fatia de pão. Deu certo, mas achei melhor tirar a casca dos próximos, pra melhorar o aspecto, e melhorou, pelo menos o do pão, porque o final... mas chegaremos lá.
Namorado achou que seria mais eficiente massarocar o pão se ele estivesse sobre uma superfície mais dura que a toalha. Peguei uma tábua de carne e deixei o "trabalho pesado" pra um homem fazer, um homem que tinha razão quanto a eficiência da tarefa.
Peguei o restante dos ingredientes, banana, doce-de-leite, leite, açúcar e pouca canela, porque eu não gosto de canela... e mãos a obra.
Untei a forma pra colocar os rolinhos prontos, cortei as bananas, primeiro ao meio, como no vídeo depois no meio de novo, mas transversalmente (??), porque testei colocá-la inteira e não coube no meu pão. Agora me pergunta se no jeito que eu cortei deu certo. Não muito... estou pensando em cortá-la mais uma vez na transversal na próxima tentativa da receita, ou em tirinhas, e colocar várias em um pão só.
Passar o doce-de-leite do pão foi a parte mais fácil. Enrolar na banana também, sem grandes desafios. Na verdade, acredito que quem ficou com a parte chata da receita foi o namorado, que teve que rolar o enroladinho regado a leite no açúcar e na canela. O pão, regado a leite, fica molhado, mole e prestes a desmanchar na mão, sem falar a meleca que o leite faz no açúcar e na canela, mas aos trancos e barrancos, namorado venceu a gororoba e ao final tinhamos 14 rolinhos devidamente polvilhados de mais açúcar que canela, organizados em colunas em duas formas, porque não coube tudo em uma só.
Com o forno já pré-aquecido, mandamos um "seja o que Deus quiser" e colocamos pra assar, que não é bem assar mesmo, vai no forno pro leite secar e a banana dar aquela derretida básica e ficar irresistível.

Uns 20 minutos se passaram e quando tiramos os enroladinhos do forno eu tive vontade de chorar. Acabou que nem foto do doce pronto nós tiramos de tão... pouco atraente que ficou. O doce-de-leite escorreu pela forma toda e o pão não ficou tão durinho quanto eu achei que ficaria, quase não tive vontade de comer, mas... respirei fundo e cortei um pedacinho, com o garfo mesmo e... o gosto era bom! O doce-de-leite que não ficou onde deveria talvez deixou o enroladinho mais leve do que ele teria ficado.
Meu pai arrematou dois ainda quentes, com sorvete de chocolate, minha mãe e o namorado se encarregaram de mais um cada e eu, mais um.
Coloquei os enroladinhos que sobraram em um prato e pus pra gelar. No dia seguinte estavam ainda melhores, os dois últimos foram comidos por mim e pelo meu pai assim que nós chegamos da aula de AutoCAD.

Essa receita provou que não devemos nunca julgar NADA pela aparência, mas tenho pontos para modificar e tentá-la novamente. Quem sabe consigo dar um update no visual desse enroladinho de banana.


xx



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...