quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Macaron, ou quase

Ah! Como esse docinho é lindo! Como ficam lindas as fotos! Oh, esse docinho lindo chama macaron! Olhe, aqui está, a receita desse belo doce!

... Bullshit!
Se você quiser tentar, senta-se a vontade, receita AQUI, mas essa foi a primeira e última vez que eu tento essa.

*Ingredientes - Para 20 Macarons
125 g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju
200g de açúcar de confeiteiro
claras de 3 ovos
3 colheres de sopa de chocolate em pó
30g de açúcar refinado
20 gotas de corante vermelho e 5 de corante verde para obter uma cor meio marron

*Ingredientes - Para do Recheio Ganache
1 colher de sopa de manteiga
130 g de chocolate em barra ao leite
3 colheres de sopa de nata ( creme de leite fresco)

*Modo de Preparo 
Nunca me concentrei tanto pra cozinhar. Já sabia que pela origem da receita, França, a dificuldade seria maior, então comecei com calma.
Separei todos os ingredientes primeiro, capa um no seu potinho e na quantidade certa, pra não ter que ficar medindo nada durante a receita e fui seguindo os passos com tanta atenção que minha cabeça até doía. 
Misturei a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate até tudo ter cor de chocolate e fui passar a mistura na peneira. Ô coisa do inferno isso de ficar peneirando, é lento, você não vê progresso e juntando os ingredientes, tinha coisa pra caramba pra peneira, juro que fiquei nessa uns bons vinte minutos até a @prixschall sentir pena de mim e terminar de peneirar enquanto eu continuava a receita.
O próximo passo era colocar as claras no microondas por trinta segundos só pra perder a viscosidade, mas não podia cozinhar! Adivinha o que aconteceu quando a bonita aqui colocou as claras no microondas? Metade cozinhou! Branquinha, durinha, era só jogar um salzinho por cima e comer. Lá se foram mais três gemas pro saco pra poder separar a clara. Dessa vez baixei a potência do microondas e só coloquei vinte segundos e nem sinal da viscosidade diminuir, coloquei mais dez segundos e a clara já começou a cozinhar, ok, parei com microondas e fui tentar salvas as claras. Com a ajuda de uma escumadeira e da minha mãe até que deu pra limpar a clara e partir pro próximo passo, batê-la até chegar em ponto de neve.
O porquê de tirar a viscosidade antes de bater em neve, eu não sei, deve ser coisa de francês.
Bati a clara, misturei o açúcar e neste momento tenho que declarar que AMO clara em neve com açúcar, qualquer dia vou fazer suspiro! Voltando, coloquei inutilmente corante laranja e a clara ficou lindinha toda colorida, mas isso também durou pouco.
Agora era a hora de misturar a farinha bem fina que foi peneirada à clara em neve. Diferente do que eu achei que seria, essa tarefa não foi fácil, a clara em neve fica muito pesada quando misturada a outra coisa e eu me atrapalhei com os batedores que estavam cheios de clara e tinha que tira o máximo que eu conseguisse, mas misturei. Não ficou nem de longe como eu imaginava e nunca saberei se deu certo, mas continuei.
A receita dizia pra colocar em um saco de confeiteiro e fazer bolinhas em uma forma forrada com papel manteiga. Como eu não tenho saco de confeiteiro usei saquinho plástico mesmo, mas desconfiei que não daria certo porque a massa não estava nem um pouco líquida, e realmente, não seu certo. O composto marrom começou a sair do buraquinho no saco plástico bem nojentamente, eu até prefiro evitar comparações. 
Desisti disso de confeiteiro quando o saquinho rasgou. A partir daí fingi que a massa era brigadeiro e enrolei na mão! Minha mãe veio ajudar e no fim rendeu bem mais do que as quarenta bolinhas que a receita previu, o que me leva a crer que algo estava realmente errado.
Bolinhas feitas, colocamos no forno pré aquecido por sete minutos, então abrimos um pouco e colocamos a colher de pau pra mantê-lo aberto pelos próximos oito minutos e nada tinha acontecido, as bolinhas continuavam exatamente igual. Mandei as favas a receita francesa, fechei o forno e esperei as bolinhas se manifestarem  e se manifestaram, uns vinte minutos depois elas estavam crescendo e grudando uma na outra em qualquer formato menos no de bolinhas.
Ok, já estava tudo dando errado mesmo. Tirei as "bolinhas" do forno e deixei esfriar, como a aparência era horrível, mas o gosto bom, passei pra receita do recheio.
Derreti o chocolate no microondas, coloquei a manteiga, o creme de leite fresco e o chocolate na panelinha e pus no fogo. Mexi, mexi, mexi, mexi e nada do creme da uma engrossadinha pra virar um recheio, mas continuei mexendo, quando de repente começo a subir um cheiro horrível, terrível, medonho de queimado! Tirei a panelinha do fogo e fui experimentar o tal do recheio ganache... 
Sem palavras pra descrever o gosto de... carvão que eu senti! HORRÍVEL! Amargo e com aquela textura de coisa queimada misturada com água, no-jen-to!
Conclusão? Joguei tudo fora, fiz um brigadeiro no esquema, esperei esfriar e fizemos, @prixschall e eu, de recheio pras bolachinhas deformadas que saíram do forno.
Voila! não tinha cara de macaron, e também não sei se tinha gosto de macaron, mas ninguém falou que estava ruim.
E deixo registrado: quem comeu, comeu, quem não comeu não come mais, pelo menos não "macarons" feitos por mim.

xx



Clara e gemas inutilizadas





duas fases do recheio ganache: antes de depois de queimar



à esquerda o meu Boron, à direita o Macaron francês

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Livro: Cupcakes

Sábado fui até a faculdade fazer a prova pra concorrer a bolsa de estudos, enquanto meu namorado estava em um encontro de ioio na Biblioteca São Paulo. Sai da prova, ele do encontro e fomos passear na Av. Paulista, tendo a StarBucks como destino, para chegar até lá passamos pela Fnac e eu vi esse livro de Larousse, chamado "Cupcakes".
Peguei, folheei, achei as fotos lindas, morri de amores e deixei o livro lá, na prateleira, onde eu havia encontrado. Mas eu já estava apaixonada.
Cheguei em casa e procurei pelo livro na internet e, olha só, estava em promoção no site da Fnac! De R$ 34,00 caiu pra R$ 27,00!! Foi um sinal, lógico. Comprei, chegou ontem! *-*
É lindo! fala sobre o cupcake, ensina como assar em cada tipo de forma, a fazer uma massa pra decorar e ainda tem várias receitas de vários tipos de cupcakes, até diet tem!
Tirei foto de algumas páginas, não é uma beleza?

Esse fim de semana está meio que reservado para os macarons, mas me aguardem semana que vem! HÁ!

xx






















terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pudim de Laranja

Não é outono, mas esse blog ta cheio de frutas! HA-HA. Não me importo se você riu ou não da minha singela piadinha, tá?
Fiz pudim de laranja! Na verdade decidi fazer pudim porque na arrumação do fim de semana encontramos umas formas de plástico bonitas e decoradas que servem justamente pra pudim ou manjar, então fui procurar receitas e encontrei essa de pudim de laranja, mas tinha que ir no forno e não ia dar pra usar a forma de plástico bonita e decorada, mas a lombriga já tinha comunicado que queria pudim de laranja, então troquei a forma mesmo.
Receita original AQUI, mas rende pouco, se eu fizer de novo vou dobrar a receita.

*Ingredientes
1 copo de caldo de laranja
1 copo de leite
3 ovos
1 colher (chá) de maizena
1 copo de açúcar 

*Modo de preparo
Já vou confessar, quem caramelizou/caramelou a forma foi minha mãe! Mas eu observei direitinho e não me pareceu difícil, só perigoso, porque a forma fica quente e mesmo assim você tem que segurá-la pra poder espalhar o açúcar - o que me coloca diante de um problema que pode ser resolvido por um designer - ou seja, eu posso fazer sozinha da próxima vez.
Bem, bem.... vamos pra parte que eu fiz. Espremi duas laranjas pra encher um copo, um simples copo de requijão, já que a receita não dava xícara como medida e sim copos e estabeleci aquele copo em especial como medida pras outras coisas.
Em um pote grande, pra prevenir, coloquei todos os ingredientes, suco de laranja, leite, ovos, maizena e o açúcar, misturei bem, penerei - sim, penerei, da última vez que eu não segui as instruções de uma receita o bolo transbordou e fez o forno parecer um bordel - e coloquei a mistura numa forma com buraco já maravilhozamente caramelizada/caramelada pela minha mãe.
Quando eu despejei toda a "massa" - massa entre aspas porque não havia consistência nenhuma naquela mistura - fiquei meio decepcionada com a quantidade, não chegou nem na metade da forma, mas acabou que foi pro forno mesmo assim, em banho maria, como explicava na receita, o que a receita não falava era a temperatura do forno, só o tempo, então decidimos por deixar a temperatura média e o pudim levou bem mais de 40 minutos pra ficar pronto, e eu não sei dizer quanto tempo exatamente.
Tirei do forno, deixei esfriar, coloquei na geladeira e só quando estava gelado, fomos minha mãe e eu, desinformá-lo e mesmo assim quebrou um lado e o pudim acabou ficando todo deformado.
Aparências a parte o gosto era bom, e parecia mesmo laranja! Acabou que só deu pra cada um pegar um pedacinho, mas o importante é que todo mundo quis um pedacinho.

xx








terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Torta de Limão

Jogo o Café Mania no orkut, no orkut mesmo, não me dou muito bem com o facebook, o que não vem ao caso. No jogo eu tenho um café e preparo os pratos pra servir e limpo fogões e blah, o fato é que estou com vontade de torta de limão desde que liberei esse prato no Café Mania! Então aproveitei minha folga não planejada - afinal São Paulo alagou bonito essa madrugada - e fui matar minhas lombrigas, ou providenciar para que elas sejam mortas logo depois da janta.
A @pahtrombetti me mandou uma receita facérrima de torta de limão por DM no twitter, mas eu acabei usando essa AQUI, pra estrear meu batedor novo com as claras em neve! *-*
Admito que a receita da Pah é mais do tipo Especial de Verão então coloco ela no final do post, ok? Go!

*Ingredientes
200g de biscoito amanteigado
100g de manteiga
1 lata de leite condensado
3 limões
2 claras de ovo
4 colheres de sopa de açúcar

*Modo de Preparo
Estava sozinha em casa, então levei meu notebook pra cozinha, coloquei a trilha sonora de Supernatural pra tocar e comecei a triturar, muito calmamente as bolachas Maizena no liquidificador, passar na peneira, voltar os pedaços grandes no liquidificador, passar na peneira até o pobre liquidificador não conseguir lidar com o quase nada de bolacha que tinha dentro dele. 
Peguei a margarina, coloquei numa cumbuquinha e 30 segundos no microondas deram conta do recado. Margarina derretida, ta aí uma coisa que eu acho bem nojenta, mas enfim, misturei-a com a farinha de bolacha e fazê-lo me pareceu quase como preparar um mingual com pouco leite, sabe, farinha láctea? Então, assim. Misturei com a colher mesmo, deixei pra enfiar a mão na hora de amassar a mistura margarina/farinha-de-bolacha na forma pra fazer a "caminha" da torta, achei que tinha levantado pouco a borda da "caminha" mas foi o suficiente no fim das contas. Importante ressaltar que é melhor colocar a torta naquelas formas em que a lateral sai, pra desenformar mais fácil. Coloquei no forno pré-aquecido por 15 minutos, apesar de na receita mandar ficar só 10, mas eu esqueci, tá? Boa noticia, nada de mais aconteceu, nem queimou.
Parti pro recheio, passei os limões no ralador pra tirar as raspas e jogar por cima da torta quando estivesse pronta e espremi os três em um potinho, misturei bem com o leite condensado e coloquei em cima da massa que já estava fora no forno, óbvio.
Nesse momento cansei de Supernatural e coloquei Jesse McCartney.
A cobertura. Ah! Que orgulho da minha clara em neve batida a mão com o meu batedor novo! Ficou linda e branca e fofa! Apesar de agora, mais do que nunca agradecer ao cara que inventou a batedeira.
Ajeitei a minha ma-ra-vi-lho-sa clara em neve sobre o receio de leite condensado e coloquei no forno até as pontinhas da clara ficarem ligeiramente douradas, o que levou bastante tempo até e me fez ter siricutico e acabar tirando a torta do forno um pouquinho cedo demais, podia ter ficado mais uns minutinhos, mas torta aprovada e lombriga exterminada!

------------------------------------------------------------//
Torta de Limão da Pah!

*Ingredientes
200g de bolacha maizena
Manteiga
1 lata de leite condensado
2 limões

*Modo de Praparo
Triture a bolacha no liquidificador. Amasse bem a farinha com a manteiga até atingir uma consistência que de pra "forrar" uma forma fazendo uma "caminha" pra torta. Misture o leite condensado com o suco dos dois limões, e coloque sobre a massa. 
Se quiser jogue raspas de limão por cima. 
Leve pra geladeira e quando gelar, coma-a!

Facérrima, como eu disse ;)

xx









quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Batida de Cerveja

Receita pra maiores de 18!
Uma batida simplérrima pra acompanhar aquele peixinho frito.
Tenho que admitir, não sou grande fã de cerveja, acho amarga e já fico surda com dois singelos copinhos dessa praga aí, mas o leite condensado faz o seu milagre e o gosto em si da cerveja desaparece. 
Sem referência de receita, essa do tipo passada de vizinho pra vizinho!

*Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 garrafinha de suco concentrado (dessa vez usamos abacaxi, mas com maracujá também fica ok)
1 latinha de cerveja

*Modo de preparo
Deixe-me pensar quem poderia fazer essa receita sem ter problemas... qualquer um! Observe.
Joguei tudo no liquidificador, o suco concentrado é a garrafa toda mesmo, bati até misturar bem e pronto!
Sacou o nível de dificuldade? 
Dica é deixar tanto a cerveja quando o suco na geladeira, pra não ter que aguar a batida com gelo.
Fim!

P.S.: Perdoem as fotos pébas de praia, sabe como é.
xx




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...