sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Trufas da Maddu Magalhães

Não me lembro qual foi o primeiro vídeo que eu assisti da Maddu Magalhães, acho que foi um DIY de dias dos namorados, porque o dia dos namorados tava chegando e eu não tinha comprado nada. Mas não importa, o que importa é que eu adorei! Não só o tutorial, mas a Maddu, que é do tipo super fofa sem ser chata, o que é raro, vamos combinar.
A questão é que quero tentar muitos dos DIY da Maddu, mas resolvi começar pelas trufas! Por motivos óbvios, talvez...
Receita original no canal da Maddu fofa Magalhães!

*Ingredientes
5 barras de chocolate ao leite (na receita original são 4, mas eu usei 5)
1 barra de chocolate meio amargo
1/2 tablete de manteiga
1 xícara de chocolate em pó
1 caixinha de creme de leite

*Modo de Preparo
Esqueça, apague da sua memória essa parada de derreter chocolate em banho-maria. Estamos em 2014 e o microondas não é uma novidade, use-o. Em 1 minuto, eu disse UM MINUTO, derreti uma barra de chocolate ao leite e 1 barra de chocolate meio amargo, usando o seguinte procedimento: quebrei as barras em pedacinhos, coloquei no microondas por 20 segundo, tirei, dei uma mexidinha de leve, coloquei mais 20 segundos, tirei, mexi, mais 20 segundos e a maior parte do chocolate já tinha derretido, aí é só usar a temperatura do chocolate que derreteu para derreter o que ainda não tinha derretido.
derretido-derretido-derretido
Eu fui cabeçuda e derreti os chocolates separados, mas não precisa, pode colocar tudo num recipiente só, e num recipiente meio grandinho, pra caber a manteiga, que e coloquei assim que todos os pedacinhos de chocolate derreteram. Voltei a travessa pro microondas por mais uns 30 segundinhos, pra ela derreter também.
A palavra derreter já não faz mais sentido pra mim...
Depois de incorporar a manteiga no chocolate, juntei o chocolate em pó e o creme de leite, e misturei até ficar uma massa homogênea, que foi pra geladeira por umas 2 horas.
Na hora de derreter o chocolate pra fazer a cobertura da trufa rolou um estresse. Usei o mesmo chocolate da receita do bombom de manteiga de amendoim. Cheguei a comentar lá que ele não derreteu muito bem, mas acabei usando mesmo assim. Bom... aqui o chocolate birutou. Coloquei no microondas por 20 segundos, tirei, nada parecia ter acontecido. Mais 20 segundos e ele começou a derreter, mais 20 segundos, parecia estar no mesmo estágio de derretimento, mais 20 segundos, nenhuma mudança, mais 20 segundos, o chocolate começou a endurecer em vez de liquefazer. Eu tinha um problema. Resolvi voltar pro século XIX e usar o bom e velho banho-maria pra ver se ia. Não foi, não mudou nada, o chocolate tava duro, grudento e eu desisti quando a cumbuca do chocolate deu uma escorregada e encheu d'água.
Durante o ataque de pelanca que eu tive em seguida, implorei pra alguém ir comprar mais chocolate ao leite pra eu poder terminar minhas trufas e voltar a ser feliz. Deu certo.
Quando o chocolate novo chegou repeti o procedimento descrito acima para derretê-lo, obtendo sucesso dessa vez. Peguei a forminha de gelo e fiz como a Maddu faz no vídeo, coloquei um pouquinho do chocolate derretido no fundo, peguei aproximadamente uma colher de chá do recheio, fiz um quadradinho bem mais ou menos, coloquei sobre o chocolate, dei uma apertadinha e cobri com mais chocolate ao leite derretido. Depois de completar todo os buraquinhos das duas forminhas, elas foram para o congelador. Boas horas mais tarde fui tentar desenformá-las. As trufas da primeira forminha quebraram todas porque eu tirei do congelador, esperei uns poucos minutos e já tentei desenformar, então com a segunda fiz diferente, tirei do congelador e só fui tentar tirar as trufas da forminha quase uma hora depois. Usei uma faca amiga pra cutucar a lateral da trufa e fazê-la se soltar do plástico. Aí deu super certo e nenhuma quebrou!
Passei no chocolate em pó e dei pras pessoas comerem, meus avós, meus pais, os colegas de trabalho da minha irmã. As pessoas amaram, pediram a receita, segundo a Priscila, acharam o recheio melhor que brigadeiro, que eu provavelmente ficaria rica se fizesse trufas pra vender e não sobrou nenhuma, nem as quebradas.


2 comentários:

  1. Olá, tentei fazer as trufas só que elas não endureceu,ficou um dia inteiro no congelador.
    E, ficaram grudada no fundo da formas.
    Teria,alguma dica pra me dar pras trufas não grudaram ná forma??

    ResponderExcluir
  2. Olá, tentei fazer as trufas só que elas não endureceu,ficou um dia inteiro no congelador.
    E, ficaram grudada no fundo da formas.
    Teria,alguma dica pra me dar pras trufas não grudaram ná forma??

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...