quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Macaron, ou quase

Ah! Como esse docinho é lindo! Como ficam lindas as fotos! Oh, esse docinho lindo chama macaron! Olhe, aqui está, a receita desse belo doce!

... Bullshit!
Se você quiser tentar, senta-se a vontade, receita AQUI, mas essa foi a primeira e última vez que eu tento essa.

*Ingredientes - Para 20 Macarons
125 g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju
200g de açúcar de confeiteiro
claras de 3 ovos
3 colheres de sopa de chocolate em pó
30g de açúcar refinado
20 gotas de corante vermelho e 5 de corante verde para obter uma cor meio marron

*Ingredientes - Para do Recheio Ganache
1 colher de sopa de manteiga
130 g de chocolate em barra ao leite
3 colheres de sopa de nata ( creme de leite fresco)

*Modo de Preparo 
Nunca me concentrei tanto pra cozinhar. Já sabia que pela origem da receita, França, a dificuldade seria maior, então comecei com calma.
Separei todos os ingredientes primeiro, capa um no seu potinho e na quantidade certa, pra não ter que ficar medindo nada durante a receita e fui seguindo os passos com tanta atenção que minha cabeça até doía. 
Misturei a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate até tudo ter cor de chocolate e fui passar a mistura na peneira. Ô coisa do inferno isso de ficar peneirando, é lento, você não vê progresso e juntando os ingredientes, tinha coisa pra caramba pra peneira, juro que fiquei nessa uns bons vinte minutos até a @prixschall sentir pena de mim e terminar de peneirar enquanto eu continuava a receita.
O próximo passo era colocar as claras no microondas por trinta segundos só pra perder a viscosidade, mas não podia cozinhar! Adivinha o que aconteceu quando a bonita aqui colocou as claras no microondas? Metade cozinhou! Branquinha, durinha, era só jogar um salzinho por cima e comer. Lá se foram mais três gemas pro saco pra poder separar a clara. Dessa vez baixei a potência do microondas e só coloquei vinte segundos e nem sinal da viscosidade diminuir, coloquei mais dez segundos e a clara já começou a cozinhar, ok, parei com microondas e fui tentar salvas as claras. Com a ajuda de uma escumadeira e da minha mãe até que deu pra limpar a clara e partir pro próximo passo, batê-la até chegar em ponto de neve.
O porquê de tirar a viscosidade antes de bater em neve, eu não sei, deve ser coisa de francês.
Bati a clara, misturei o açúcar e neste momento tenho que declarar que AMO clara em neve com açúcar, qualquer dia vou fazer suspiro! Voltando, coloquei inutilmente corante laranja e a clara ficou lindinha toda colorida, mas isso também durou pouco.
Agora era a hora de misturar a farinha bem fina que foi peneirada à clara em neve. Diferente do que eu achei que seria, essa tarefa não foi fácil, a clara em neve fica muito pesada quando misturada a outra coisa e eu me atrapalhei com os batedores que estavam cheios de clara e tinha que tira o máximo que eu conseguisse, mas misturei. Não ficou nem de longe como eu imaginava e nunca saberei se deu certo, mas continuei.
A receita dizia pra colocar em um saco de confeiteiro e fazer bolinhas em uma forma forrada com papel manteiga. Como eu não tenho saco de confeiteiro usei saquinho plástico mesmo, mas desconfiei que não daria certo porque a massa não estava nem um pouco líquida, e realmente, não seu certo. O composto marrom começou a sair do buraquinho no saco plástico bem nojentamente, eu até prefiro evitar comparações. 
Desisti disso de confeiteiro quando o saquinho rasgou. A partir daí fingi que a massa era brigadeiro e enrolei na mão! Minha mãe veio ajudar e no fim rendeu bem mais do que as quarenta bolinhas que a receita previu, o que me leva a crer que algo estava realmente errado.
Bolinhas feitas, colocamos no forno pré aquecido por sete minutos, então abrimos um pouco e colocamos a colher de pau pra mantê-lo aberto pelos próximos oito minutos e nada tinha acontecido, as bolinhas continuavam exatamente igual. Mandei as favas a receita francesa, fechei o forno e esperei as bolinhas se manifestarem  e se manifestaram, uns vinte minutos depois elas estavam crescendo e grudando uma na outra em qualquer formato menos no de bolinhas.
Ok, já estava tudo dando errado mesmo. Tirei as "bolinhas" do forno e deixei esfriar, como a aparência era horrível, mas o gosto bom, passei pra receita do recheio.
Derreti o chocolate no microondas, coloquei a manteiga, o creme de leite fresco e o chocolate na panelinha e pus no fogo. Mexi, mexi, mexi, mexi e nada do creme da uma engrossadinha pra virar um recheio, mas continuei mexendo, quando de repente começo a subir um cheiro horrível, terrível, medonho de queimado! Tirei a panelinha do fogo e fui experimentar o tal do recheio ganache... 
Sem palavras pra descrever o gosto de... carvão que eu senti! HORRÍVEL! Amargo e com aquela textura de coisa queimada misturada com água, no-jen-to!
Conclusão? Joguei tudo fora, fiz um brigadeiro no esquema, esperei esfriar e fizemos, @prixschall e eu, de recheio pras bolachinhas deformadas que saíram do forno.
Voila! não tinha cara de macaron, e também não sei se tinha gosto de macaron, mas ninguém falou que estava ruim.
E deixo registrado: quem comeu, comeu, quem não comeu não come mais, pelo menos não "macarons" feitos por mim.

xx



Clara e gemas inutilizadas





duas fases do recheio ganache: antes de depois de queimar



à esquerda o meu Boron, à direita o Macaron francês

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que o post é antigo, mas compartilho da mesma experiência fracassada! rsrsrs Fui toda empolgada pra cozinha, crente que conseguiria fazer aquelas lindezas.. ficou gostoso, mas o formato eu não consegui dar de jeito nenhum! Ficou oval.. e a superfície lisinha.. esquece! Ficou todo craquelado rsrsrs Nem me dei ao trabalho de fazer o recheio.. de tão irritada que fiquei ao gastar uma eternidade pra fazer a massa e ter dado errado.. comemos tipo biscoitinho mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luísa, mesmo esses docinhos sendo tão lindos, tenho raiva de vê-los em docerias, só pelo trabalho que me deu!
      Por isso gosto de cookies, que são mais fáceis e rápidos de fazer.
      Toca aqui o/ HAHAH

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...