segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bolo Formigueiro

Ontem a noite arrebentei meu dedo indicador da mão direita na chave da porta do meu guarda-roupa, fiquei até zonza e vendo manchas pretas de tanta dor. Meu dedo inchou, ficou roxo, eu coloquei gelo, mas hoje ainda doía e ainda dói. 
Você já deve estar começando a se perguntar o que diabos isso tem a ver com o blog ou com culinária. Eu explico: tinha a intenção de fazer bolachinhas! Intenção esta que foi para o saco assim que a tal chave entrou em choque com o meu dedo fazendo-o inchar e me impedir de realizar qualquer tipo de receita cujo contato entre a minha mão e os ingredientes fosse direto, como quiche, pão e a bolachinha. Dessa forma, fiquei a mercê de variantes alheias à mim para determinar que receita fazer. Poderia fazer a receita de suflê de queijo que a @pahtrombetti me mandou, mas meu namorado estava usando meu computador, então não tive nem como olhar os ingredientes.
E, como ontem foi aniversário da @prixxschall, decidi perguntá-la que bolo ela queria de presente, eis que a fofa escolheu o bolo formigueiro. Recorri à internet para encontrar uma receita e acabei optando por essa DAQUI, mas fiz pequenas modificações....

*Ingredientes - Massa
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 150 g de chocolate granulado
  • 100 g de coco seco ralado (que eu não coloquei, primeiro porque não tinha, segundo porque eu não gosto u.u)

*Ingredientes - Calda
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó 
  • meia xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de água quente (devo acrescentar...)

*Modo de preparo
Até vaguei pela web tantando encontrar uma receita desse bolo que não incluísse côco, mas não achei, então imprimi a que ia menos côco, já pensando que a pouca quantidade não faria diferença se fosse simplesmente retirada. E foi o que eu fiz: tirei o côco!
Depois da primeira rebeldia comecei a seguir o modo de preparo do site. Separei não tão bem as claras das gemas dos 4 ovos, isso porque uma das gemas estourou e eu me achei ninja o suficiente pra separar a clara dela mesmo assim... essas gosmas na primeira foto são resquícios da gema que eu não conseguir tirar. 
Depois dalhe batedeira pra deixar a clara firme.
Coma clara quase no ponto certo e comigo no máximo da minha paciências, coloquei as gemas. Uma e batia, outra e batia, mas fui rebelde pela segunda vez, joguei a terceira e a quarta gema de uma vez só. O que aparentemente não acarretou problemas imediatos.
Parei tudo assim que vi a quantidade de granulado necessária, 150g. O pacotinho de granulado já começado tinha um total de 80g e não tinha mais granulado em nenhum lugar da casa, então improvisei! Ralei metade de uma barra de chocolate ao leite e juntei com o pouco granulado que tinha. Quanto deu de chocolate no final? Não tenho idéia. :D
Com o chocolate já separado em uma travessinha a parte, juntei o açúcar e a farinha na massa. Segundo a receita ambas deveriam ser peneiradas, quando perguntei pra minha mãe se peneirava ou não os ingredientes a resposta foi categórica:
   - Esquece!
Nem pestanejei. Foi tudo como vem do saco mesmo.
Priscila espremeu as laranjas pra fazer o suco e terminei de misturar o que faltava na massa, o suco e o chocolate.
Untei uma forma média, como indicava a receita, coloquei o fermento, despejei tudo na forma e coloquei no forno já pré-aquecido pra assar.
Até então tudo bem! O bolo parecia ótimo e o gosto era bom. Deixei no forno e fui fazer qualquer outra coisa, jogar Café Mania e tal.
Quando eu voltei pra cozinha uns 30 minutos depois o bolo ainda estava mole e todo escorrendo pela lateral da forma! Eba! Sem outra opção, aumentei a temperatura e deixei lá, lamecando o forno todo, até terminar de assar!
Quando eu espetei o garfo e ele saiu limpo tirei a forma toda grudada do forno e deixei esfriar pra tentar melhorar o aspecto do  pobre bolo.
Cortei em cubinhos da melhor maneira que consegui, coloquei em um prato arrumando pra ficar, no final das contas, bonito e apetitoso.
Fiz a calda.
Dilui o chocolate na água, misturei o leite e o açúcar. Não gostei muito do resultado final. Uma calda toda líquida e fluida, mas joguei por cima mesmo assim e... geladeira!
Devo dizer que o resultado final foi ótimo! A calda aguada tomou certa consistência depois de gelada e deixou o bolo em cubinhos MUITO bom!
O que prova que com um pouco de imaginação pode salvar uma receita que aparentemente deu errado!

xx















http://twitter.com/#!/PrixxSchall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...