quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quiche de Brócolis e Gorgonzola

O Quiche não (deveria ser) é uma experiência. Já fiz quiche, acho até que mais de uma vez. Alias, meu quiche de 4 queijos foi amplamente elogiado, quase aplaudido em pé. Mas se tudo desse absolutamente certo, esse blog não teria razão de exister, esse quiche não saiu perfeito.
Dessa vez não tem como clicar AQUI e ver a receita, porque ela está no livro da minha mãe.

*Ingredientes - MASSA
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
250g de margarina/manteiga
sal a gosto
1/2 xícara (chá) de água gelada

*Modo de preparo - MASSA
Depois de começar esse quiche, descobri porque minhas receitas davam errado com tanta frequência. Aprendi que antes de começar uma receita não basta separar os ingredientes, é aconselhável ler o modo de preparo também, pra que invés de colocar primeiro a farinha, a manteiga E o sal, amassar até virar uma bolota consistente e DEPOIS colocar, aos poucos a água, você não jogar tudo numa bacia, esquecer o sal e querer que dê certo. Salva de palmas! Foi isso que eu fiz... bom, deu certo no final, só que acabei usando o dobro de farinha...
Depois de a massa pronta, já em formato de bolota no prato com papel filme por cima, olhei pro balcão e vi o sal. Quase entrei em pânico! Tirei a massa da geladeira, tirei o papel filme, coloquei de volta na bacia - que eu já tinha lavado - e misturei o sal. Não ficou exatamente como se eu tivesse posto o sal no começo, junto com a farinha, mas ninguém notou a diferença, ou pelo menos ninguém comentou.
Em forma de bolota de novo, rearrumei o papel filme e a massa voltou pra geladeira pelos 15 minutos necessários.
Comecei, então, a fazer o recheio.

*Ingredientes - RECHEIO BASE
3 ovos
3 colheres de azeite
1 caixinha (200g) de creme de leite
sal a gosto
1 xícara de leite
"Feita a base, você pode viajar no conteúdo" (SCHALL, Maria Cristina Maziviero)

*Modo de preparo - RECHEIO
Bom, o recheio foi fácil! 
Só colocar tudo numa tigela e bater (nota: comprar um batedor de verdade pra poder parar de usar o batedor de clara em neve) até tudo misturar pseudamente. Tive uma ajuda básica da minha mãe em relação a quantidade de brócoli, porque o queijo gorgonzola foi in-te-i-ri-nho! Colocamos mais uns pedaços de queijo minas ralado e um pouco de tempero caseiro da minha mãe e tcharaaam! Recheio pronto!

Na metade do recheio, paramos pra abrir a massa. Em uma forma daquelas super tecnológicas que a lateral sai e vc naão precisa desinformar, basta tirar a lateral, coloquei a massa geladinha na forma - sem untar -  e empurrei-a para as laterais, fazendo uma caminha, mas puxei bem pra cima, porque a veadinha encolhe depois que coloca no formo por 15 minutos, pra pré-assar, antes de colocar o recheio.

Recheio pronto, massa pré-assada, juntei os dois, rezando pra caber tudo aquilo de recheio na forminha de massa pré-assada e coube! Coloquei no forno, e lá ficou até o recheio dourar. 
Sucesso!

xx










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...