domingo, 7 de novembro de 2010

Macarrão ao alho e brócolis

O macarrão com brócolis da minha avó já era famoso e apreciado desde antes do meu nascimento. Meu tio vem de Belém pra comer esse macarrão. Desde que minha avó faleceu, minha mãe vem dando continuidade à "tradição" e hoje, eu finalmente, decidi fazê-lo.
Tive assessoria integral da minha mãe o que tornou as coisas infinitamente mais fáceis e menos desastrosas, como tenho certeza que seriam, caso eu tivesse tentado sozinha.
Pra uma receita com tão poucos ingredientes, foi até que bem trabalhosa... quer dizer, tive que fazer desde o começo... cortar e limpar o brócolis, mas.. lá vai!

*Ingredientes
1 pacote de macarrão (usamos spaghetti porque minha mãe estava com vontade de comer este tipo específico de macarrão... mas acho que não faz diferença)
2 colheres (sopa) de margarina
4 dentes de alho grandes
brócolis (não sei dizer quanto...... O_O)
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto

*Modo de preparo
Comecei, como já tinha dito, cortando o brócolis, tirando os talos, separando as folhas e usando a parte das florzinhas. Como boa virginiana estava fazendo bem direitinho, tirando TODAS as folhinhas, por menores que fossem, cortando o talo BEM rentinho ao ramo da florzinha... Isso até minha mãe se irritar, me mandar parar de ser fresca e agilizar o processo. Ficou bem rápido depois disso!
Lavei o brócolis, coloquei pra cozinhar em uma panela grande com água e sal. Uns 20 minutos depois de ferver o talo já estava comestível, joguei tudo no escorredor de macarrão e enquanto ele escorria fui picar o alho. Achei que sofreria como uma mula igual acontece quando pico uma cebola. Me surpreendi quando nada aconteceu. Que? Temperos me assustam...
Depois do alho, o brócolis também entrou na faca e mais uma vez comecei trabalhando "virginianamente" e mais uma vez me mandaram parar de frescura. 
Alho e brócolis picados, colocamos a água do macarrão pra esquentar, porque tudo aquilo de água levaria uma vida pra ferver, tempo suficiente pra fazer o tempero E a salada.
Pra fazer o tempero, derreti, em uma panelinha as duas colheres cheias de margarina e fritei o alho nelas. Por isso o macarrão é ao alho e brócolis e não ao alho e óleo. :D Com o alho começando a dourar, sob instruções da senhora minha mãe, desliguei o fogo, porque com o "próprio calor da margarina ele termina de fritar". Mentira.
Em todo caso, colocamos o macarrão pra cozinhar. Agora... ooo macarrãozinho chechelento esse spaghetti. Combina com a grafia. Devo colocá-lo cuidadosamente na água, não pra ela não espirrar na minha mão e causar uma linda queimadura de 3º grau, mas para que o fresco do macarrão não grude um no outro! E tem que colocar um punhadinho, mexer pra não grudar, colocar outro punhadinho, mexer e assim por diante. Se bem que depois da minha frescura com o brócolis, não posso falar da do spaghetti. Ok, assunto encerrado!
Quando o macarrão já estava pronto, joguei tudo no escorredor de macarrão, agora na função correta, e joguei um pouco de água fria por cima pra cortar o cozimento. 
Voltei minha atenção ao alho mais uma vez. Mais uma fritadinha e quando eu comecei a entrar em pânico porque o alho estava grudando ligeiramente no fundo da panela, coloquei o brócolis e me acalmei. Mexi bem pro brócolis fritar um pouquinho, e coloquei o azeite pra dar um toque a mais - dica da mamãe - um pouco de sal eeeee desliguei o fogo.
Macarrão escorrido, coloquei numa tijela e despejei o tempero da panelinha por cima, misturei bem e tcharam! Meu primeiro macarrão com brócolis!
Yay!

xx











Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...