domingo, 21 de novembro de 2010

Suflê que queijo

Passei a semana E o fim de semana atolada com a finalização da monografia do meu trabalho de pré-tgi. Eu e minha dupla, @maryblotta estamos trabalhando esse diacho e aparelho de jantar há seis longos meses, e agora, há menos de uma semana da entrega, em tempo integral. Por que eu estou desabafando sobre minha vida acadêmica aqui? Porque é por culpa DELA que esse blog não esta sendo atualizado. Se não da tempo de fazer receitas, não tenho o que postar! A receita abaixo foi preparada dia 15 de novembro, só pra dar uma ideia.
Bom, o suflê foi indicado pela @pahtrombetti, receita AQUI!

*Ingredientes
40 g de manteiga
40 g de farinha de trigo
400 ml de leite
Noz moscada e Pimenta do reino
4 ovos
150 g de queijo ralado (suíço, coalho ou meia cura)
Sal a gosto

*Modo de preparo
Céus, faz tanto tempo que eu fiz esse suflê que eu nem me lembro como foi. oO
Mas vá lá!
Pelos meus conhecimentos adquiridos em receitas passadas ia ralar o queijo antes de fazer qualquer coisa, mas o modo de preparo original dizia pra fazer isso em outro momento. Decidi ser uma menina obediente e deixei o queijo pra depois.
Fui, então derreter a minúscula quantidade de margarina descrita na receita em uma panela. Com TUDO aquilo de margarina derretida, juntei a também enorme quantidade de farinha a ela e nem parei pra pensar se aquilo estava dando certo. 
Acho que esperei a farinha dourar, ou foi só a cor da manteiga, mas acrescentei o leite aos poucos e tudo começou a virar um grande empelotado de farinha, leite e nós moscada, repare que eu não coloquei pimenta. Na receita do site dizia pra mexer até desempelotar e engrossar, o problema é que o creme estava engrossando sem desempelotar!
Foi neste momento que minha mãe se irritou e me mandou ir ralar o queijo que ela daria um jeito. E deu... pelo menos um pouco... passou a farinha na peneira pra tirar as bolotas. Se não desempelota por bem, desempelota por mal!
O queijo, para quem não compreendeu a foto ali embaixo, é aquele que se faz na churrasqueira e sempre acaba antes de todo mundo comer. Ralei-o e comecei a bater a clara pra ficar em neve. Já peguei prática nesse negócio de clara em neve pra falar a verdade. 
Com a clara bem fofa e bonita e a meleca de farinha na panela parcialmente desempelotada, juntei as gemas e a clara em neve, seguindo direitinho a receita, sem mexer muito, mas chegando em um creme quase homogêneo.  Acertei o sal e a gororoba tava pronta pra ir pra forma, que eu untei um pouco antes de colocar as gemas e mandei pro forno de onde ele saiu uns 15 minutos depois, lindérrimo e pronto pra ser degustado!
Só pra constar, só metade daquele circulo que a gente faz no meio pra poder contar sobrou depois do almoço. :D

xx














Um comentário:

  1. criando vergonha na cara e comentando no blog baladérrimo da minha irmã! ;D
    sou testemunha: tudo o que ela fez até agora ficou ótimo! \o/
    pelo menos as experiencias do blog, pq teve uma vez com o macarrão... xaprala! ^^"
    sz' ^^ uHAUHa

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...